4. Observando o esquema anterior, que representa um neurônio em repouso, podemos afirmar que, nestas condições: a) se a membrana do neurônio for atingida por um estímulo, as quantidades de íons Na+ e K+ dentro e fora da membrana se igualam. b) devido à diferença de cargas entre as faces externa e interna, o neurônio está polarizado. c) a ocorrência do impulso nervoso depende de estímulos de natureza elétrica. d) a quantidade de íons K+ é menor na parte interna do neurônio devido à sua saída por osmose. e) as concentrações dos íons Na+ e K+ se fazem sem gasto de energia, sendo exemplo de transporte ativo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) devido à diferença de cargas entre as faces externa e interna, o neurônio está polarizado.
Explicação:
A diferença na permeabilidade da membrana plasmática aos íons Na+ e K+ permite a diferença de cargas entre a face interna e externa do neurônio polarizado.
O esquema apresenta uma célula em repouso d) devido à diferença de cargas entre as faces externa e interna, o neurônio está polarizado
O neurônio em repouso, apresenta uma pequena polarização, devida à diferença de gradiente de cargas que existe entre sódio e potássio, permitindo uma maior concentração de potássio no meio interno, levando à carga negativa no estado basal.
Por conta disso, em um estado de repouso, o neurônio estará sempre polarizado, em virtude da diferença de cargas entre o meio interno e externo. Em momentos de impulso nervoso, a polarização será ainda maior, para que ocorra a transmissão do impulso nervoso às demais moléculas.
Veja mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/22864822