1- Sobre as civilizações inca e maia, assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.
a) ( ) As religiões professadas por incas e maias proibiam o sacrifício de animais e humanos.
b) ( ) A sociedade inca era hierarquizada e teocrática; o imperador era considerado, ao mesmo tempo, autoridade política e religiosa.
c) ( ) A civilização maia se desenvolveu na região que hoje corresponde aos andes peruanos.
d) ( ) Os espanhóis foram responsáveis pelo desenvolvimento agrícola da civilização inca.
e) ( ) A civilização maia destacou-se em diversos campos do saber, particularmente no desenvolvimento da escrita e de um sistema numérico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) ( F ) As religiões professadas por incas e maias proibiam o sacrifício de animais e humanos. =>Para os astecas, os sacrifícios humanos eram como alimento para os deuses. Os rituais asseguravam a existência da humanidade. Segundo relatos dos conquistadores espanhóis que destruíram o Tempo Mayor, as vítimas sacrificadas eram prisioneiros de guerra, em sua maioria. Entre os maias, os sacrifícios de prisioneiros recriavam a sua cosmogonia, e ocupava um papel central na ideologia dos soberanos.
b) (V) A sociedade inca era hierarquizada e teocrática; o imperador era considerado, ao mesmo tempo, autoridade política e religiosa.
c) (F) A civilização maia se desenvolveu na região que hoje corresponde aos andes peruanos. => A região em que se desenvolveu a civilização maia corresponde ao que é hoje a península do Yucatán, no México, englobando os atuais Estados de Campeche, Tabasco, Chiapas, Iucatã e Quintana Roo; as terras baixas e altas da Guatemala; Belize; a porção ocidental de Honduras e El Salvador, reunindo territórios que pertencem à área denominada Mesoamérica.
d) (F) Os espanhóis foram responsáveis pelo desenvolvimento agrícola da civilização inca. => A base da economia era a agricultura que produzia tudo o que os incas possuíam. A alimentação baseava-se no milho e na batata, no entanto, os incas também produziam grandes quantidades de itens como algodão e pimenta. A fertilidade da agricultura dos incas era resultado do uso de uma técnica conhecida como curvas de nível. O domínio dos espanhóis na região prosseguiu de maneira frágil por algumas décadas e enfrentou diversas rebeliões. A ocupação dos territórios incas pelos espanhóis levou à colonização daquela região correspondente ao atual Peru e ao surgimento do Vice-Reino do Peru.
e) (V) A civilização maia destacou-se em diversos campos do saber, particularmente no desenvolvimento da escrita e de um sistema numérico.