4)
O surgimento do proletariado como força política coloca a questão social como algo a ser enfrentado pelo Estado, em função dos interesses de grupos hegemônicos do empresariado. Sobre o Estado Burguês analise as assertivas abaixo:
I. O Estado tratava a questão social com diálogo e propostas de participação popular.
II. O Estado enquanto núcleo do poder burguês assume a função de administrar ou reduzir as mazelas impostas às classes subalternas.
III. As ações governamentais que se implementavam neste período estavam focalizadas muito mais em reduzir e comprimir as manifestações.
IV. O perfil da intervenção estatal no tratamento da questão social vem sendo historicamente marcado pela ideologia paternalista/autoritária.
Estão corretas somente:
Alternativas:
a)
I e II
b)
II e IV
c)
I e III
d)
II e III
e)
II, III e IV
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta: II e IV.
As desigualdades sociais estão diretamente ligadas a fatores econômicos e políticos, e, ela desencadeia uma série de problemas que precisam da intervenção do Estado para auxiliar no combate desses fatores negativos, como podemos destacar, o aumento da criminalidade, os baixos índices de desempenho escolar, condições de saúde carentes entre outros.
Por isso, pensar nas desigualdades sociais é observar como o capitalismo influencia e contribuiu para a segregação social, ao preconceito e até mesmo os índices de desenvolvimento humano em comunidades, morros e favelas.
Perguntas interessantes
Sociologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás