4 — O racismo estrutural produz um ambiente hostil para a população negra e muitos são os obstáculos para que ela consiga construir uma vida digna e segura. De acordo com a sua leitura deste capítulo, escreva o que você entende como sendo o principal objetivo da política de cotas (reserva de vagas) para pessoas negras, indígenas, de baixa renda e vindas da escola pública nas universidades públicas do país. Se necessário, faça uma pesquisa a respeitos das cotas para responder a essa questão.
Soluções para a tarefa
Resposta: Podemos citar o preconceito como um ponto negativo e criminoso em sociedade, o que acaba incluindo a segregação que pode ser econômica e na maioria das vezes tem haver com o racismo ou a xenofobia.
Valendo ressaltar que a prática racista é uma prática errônea assim como o etnocentrismo, pois todos somos iguais e devemos ter igual valor, levando em consideração nossa cultura, nossos valores, costumes, religião entre uma série de outras questões que diariamente vem ocorrendo em forma de preconceito.
Resposta:
A política de cotas tem como objetivo diminuir as disparidades sociais em relação a etnia e renda. É uma certa "reparação histórica" que visa democratizar o acesso as universidades. Isto é, dar oportunidade as minorias de ter acesso ao ensino superior.
Explicação:
Utilizando a população negra como um bom exemplo, observamos a necessidade de cotas pois além dos negros ao longo da história terem sito explorados, os negros ficaram atrasados em relação ao processo de avanço econômico e social devido a urbanização, o que remete as características tradicionais e a importância deles serem introduzidos no campo universitário para estudar e conquistar uma formação.