Filosofia, perguntado por gabyaliance, 8 meses atrás

4. O Psicólogo suíço ( e também filósofo) Jean Piaget (1896-1980) elaborou a teoria conhecida como psicologia genética, base para a aplicação de fecundas práticas pedagógicas. De acordo com essa teoria, a razão a afetividade e a moral avançam progressivamente em estágios sucessivos nos quais a criança organiza o pensamento e o julgamento. Por isso sua teoria e as que dela derivam são chamadas de construtivistas, já que o saber é construído pela criança. O desenvolvimento mental é estudado sob três pontos de vista: da inteligência (lógica), da afetividade e da moral. Esse processo ocorre em quatro estágios, que Piaget classifica por idades. Vale lembrar que, dependendo do grupo social a que pertença a criança, é provável que cariem as faixas etárias ou que as últimas etapas nem sejam atingidas na fase adulta. (ARANHA,M.L.; p.176).Sobre este tema podemos dizer que é falso: a. Para Piaget, o desenvolvimento mental realiza-se, independente dos aspectos da inteligência e da afetividade. b. Para Piaget, a psicologia genética é o estudo do desenvolvimento da gênese da lógica das percepções. c. Para Piaget, a psicologia genética é o estudo das normas, que não são inatas. d. Para Piaget, a psicologia genética é o estudo das normas que resultam de uma construção coletiva. e. Sua psicologia genética é um estudo que divide a formação humana em estágios, sendo: Sensório-motor; intuitivo ou simbólico; operações concretas e operações formais.

Soluções para a tarefa

Respondido por andreygoncalves127
9

Resposta:

Quem foi Piaget? Jean Piaget nasceu em 1896 em Genebra, na Suíça e faleceu em 1980. Foi um renomado psicólogo e filósofo, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil.

Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.

Essa dedicação de muitos anos analisando a consciência infantil fez Piaget encontrar a resposta para o problema da moralidade na infância. Vamos conhecer seu estudo e sua conclusão?Piaget Primeiramente vamos situar duas correntes filosóficas importantes que dão o ponto de partida a este estudo: racionalismo e empirismo. Ambas procuram dar resposta ao processo de aquisição do conhecimento.

Segundo o racionalismo o conhecimento seguro se dá somente pela razão e já trazemos conosco algum conhecimento que é chamado de conhecimento inato.

Já de acordo com o empirismo nascemos como folhas em branco e vamos adquirindo o conhecimento através dos nossos sentidos.

Piaget afirma que não há inteligência inata, não só a consciência moral, mas a afetividade e a razão têm seu progresso em estágios sucessivos nos quais as crianças organizam o pensamento e o julgamento.

Explicação:

Respondido por Danas
0

Para Piaget o desenvolvimento mental está diretamente ligado com aspectos inatos da inteligência e da afetividade, também envolvendo a psicologia genética (alternativa A).

Desenvolvimento mental

É um processo complexo que envolve o acúmulo de experiências na vida de uma criança, adolescente ou adulto, essas experiências vão moldando o caráter, a personalidade e os conhecimentos que formam a mentalidade de uma pessoa.

A fase da infância é muito importante para a construção da personalidade de aspectos internos como a autoestima e a confiança.

Venha estudar mais sobre Piaget

https://brainly.com.br/tarefa/50803393

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes