4) O povoamento do território brasileiro (início do século XVI), de fato, somente se iniciado com a introdução de lavouras de cana-de-açúcar e de engenhos - que transformavam a cana em açúcar - sobretudo no Nordeste e no litoral paulista. Dessa forma, iniciar-se-á a oferta da população em núcleos urbanos (vilas ou cidades). Issoe a alternativa que NÃO corresponde a uma importante cidade que surgiu naquela época?
a)Salvador.
b)Recife.
c)São Vicente.
d) Brasília.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Quando os portugueses se encontravam no Brasil, eles tinham como principal objetivo explorar os recursos naturais existentes no interior do país. Com base nessa afirmação, fica claro o desprovimento de interesse em povoar o novo território. Isso favoreceu o não surgimento de centros urbanos (cidades) de relevância, com exceção de algumas vilas e cidades de pequeno porte que emergiram na costa nordeste do Brasil, além de toda produção agropecuária que se formou ao redor.
No século XVI, o principal produto brasileiro era o açúcar, fato que favorecia a ocupação somente da faixa litorânea do país, uma vez que o escoamento da produção se dava por meio do oceano Atlântico. Com o cultivo da cana-de-açúcar, fez-se necessária a expansão das fronteiras agrícolas. Diante do fato, as policulturas foram cultivadas em áreas mais interioranas para dar lugar à produção monocultora.
Cem anos depois, entre os séculos XVII e XIII, houve o período denominado de aurífero, no qual as caravanas se voltaram para o interior do Brasil em busca de pedras preciosas, como ouro e diamante. Nesse momento, foram desbravados territórios que correspondem hoje aos estados de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. As cidades que surgiam por causa da extração mineral promoviam certa aglomeração, no entanto, logo após os minérios se esgotarem, essas cidades ficavam praticamente desertas.