Sociologia, perguntado por pastorrobertora, 10 meses atrás

4)
O mito da caverna, reproduzido por Platão, é uma importante metáfora para se pensar a crítica que os filósofos gregos, em especial Sócrates e Platão, faziam à sociedade grega. Aliás, foi a natureza dessas críticas que levou Sócrates à morte, pois foi condenado pela Aristocracia que se sentia atacada por suas ideias.

Considerando o mito da caverna, é correto dizer que:

Selecione uma alternativa:
a)
o mito da caverna fazia uma apologia (elogio) aos valores e à cultura grega, principalmente à sua capacidade política e bélica, bem como às artes. Porém, não foi bem compreendido pela elite grega, a qual condenou Sócrates.

b)
o mito da caverna fazia uma crítica aos que eram idiotas (no sentido grego da palavra) por não se interessarem pela filosofia, mais especificamente em relação às ideias relativistas de Platão e de Aristóteles.

c)
o mito da caverna fazia uma apologia aos que eram críticos à filosofia relativista de Platão e de Aristóteles. Tratava-se de uma história para exaltar, por meio da simbologia das sombras, a importância de se projetar (no fundo da caverna) as ideias sobre as quais pensar.

d)
o mito da caverna faz uma crítica aos que estavam convencidos das verdades mitológicas que povoavam o imaginário dos gregos, uma vez que estas verdades eram equivalentes às sombras, isto é, não condiziam com a realidade.

e)
o mito da caverna faz uma apologia ao pensamento socrático, mais especificamente por sua natureza relativista, uma vez que por ser um típico grego que amava a política, defendia a possibilidade da existência de muitas verdades, as quais deveriam sair das sombras.

Soluções para a tarefa

Respondido por Nunoaryclenedasilva
2

Resposta:

de uma forma mas curta o mito da caverna veio para tirar os homens que se encontravam na situação de ignorância para a luz, ou seja para lhes dar noção de como as coisas eram.

Respondido por admgiselleolivou6bkr
1

Resposta:

Alternativa D.

Explicação:

O mito da caverna é uma crítica aos atenienses por sua alienação em relação à realidade. Para Platão, a caverna representava o mundo de sombras, no qual não correspondia com a verdade, isto é, com a realidade. As "verdades" das sombras eram somente verdades aparentes. Distanciando-se portanto da realidade. O mundo exterior, fora da caverna correspondia a verdade e a realidade.


julianasch28: 1d 2e 3c 4d corrido pelo AVA
Perguntas interessantes