Artes, perguntado por henriquepeixoto422, 5 meses atrás

4- O hip-hop chegou ao brasil na década de 1980 e em pouco tempo consolidou-se, principalmente entre os moradores dos bairros das periferias das grandes cidades. Como é a adesão dos jovens ao movimento hip-hop desde a sua chegada ao brasil?


henriquepeixoto422: por favor me ajudem

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrrodriguez01
0
O hip-hop chega ao Brasil
A viagem de sucesso do hip-hop pelo mundo desembarcou no Brasil no início da década de 80, na cidade de São Paulo, quando os jovens começaram a receber informações do movimento que estava acontecendo em Nova York.
Grupos de periferia passaram então a se reunir na Galeria 24 de Maio e na estação São Bento do metrô para escutar as músicas vindas do Bronx, acompanhados de novos passos de dança. Os primeiros frequentadores do local foram os dançarinos de breaking, e alguns dos maiores precursores do estilo foram nomes que até hoje causam impacto na cena, como Nelson Triunfo e Thaíde.
Naquela época, o rap ainda era considerado um estilo musical violento e tipicamente periférico. Rappin' Hood também estava lá vivendo todo esse momento controverso de ascensão da cultura. "A gente corria da polícia só porque fazia rap. Eles chegavam na estação e quebravam nossos discos", lembra o rapper.
(Obs: se quiser mais completo me avisa)
Respondido por vitoria2020000508711
0

Resposta:Foi no fim dos anos 70, em Nova York, que nasceu o hip-hop, um dos principais movimentos de arte urbana da história e que envolve dança (breaking), arte gráfica (grafite), performance (DJ) e música (rap). Se hoje o hip-hop é forte e respeitado no mundo inteiro, em boa parte isso se deve ao pioneirismo de rappers que enfrentaram preconceitos para que a rima pudesse fluir livremente.O Movimento Hip Hop configura-se como um movimento social juvenil marcado pelo protesto e pela contestação, que seriam segundo Ammann (1991) características essenciais de todo movimento social. Para Elaine Andrade (1999, p.89) o "Hip Hop sendo um movimento social, permite aos jovens desenvolver uma educação política e, consequentemente, o exercício do direito à cidadania".

Este estudo é devotado a esta forma de expressão, com o objetivo de avaliar o Movimento Hip Hop enquanto possível forma de contestação social e política. Observando também as contradições e conflitos do Movimento, sua diversidade de estilos, dando-se especial destaque a um de seus elementos: o rap. A pesquisa possibilitou ainda um olhar renovado sobre os jovens que integram o Hip Hop, personagens que vivem na obscuridade, pois são considerados por muitos como rebeldes, violentos e rudes, estereótipos que se deseja contestar.

Perguntas interessantes