4.
O contexto social dentro do qual ocorre o adoecimento mental pode influenciar positiva ou negativamente na evolução clínica e no prognóstico do atendido. A respeito da reinserção social e familiar do portador de transtorno mental, pode-se afirmar que:
A.
somente com a instituição da rede de atenção psicossocial, pela Portaria 3.088 de 23 de dezembro de 2011, que o modelo de assistência manicomial foi redirecionado para a reinserção social.
B.
ainda que represente um grande avanço na busca da assistência humanizada, a reinserção do portador de transtornos mentais graves traz desgaste emocional e financeiro para a família do adoecido.
C.
refletindo os anseios da população, os portadores de transtornos mentais graves são amplamente acolhidos pela sociedade, familiares e serviços de saúde.
D.
atualmente, o portador de transtorno mental grave é amplamente respeitado e tratado com igualdade, como garante a Lei 10.216 de 2001 sobre os direitos dos portadores de transtornos mentais.
E.
como há garantia de emprego, educação e saúde, o portador de transtorno mental se vê acolhido e valorizado na sociedade brasileira atual.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A construção de uma rede comunitária de cuidados é importante nesse processo de “reinserção” social do usuário, é necessária a articulação da rede de atenção psicossocial para se constituir serviços de referências capazes de acolher o paciente com transtorno mental e contribuir para o fortalecimento da sua interação
Resposta:
B.
ainda que represente um grande avanço na busca da assistência humanizada, a reinserção do portador de transtornos mentais graves traz desgaste emocional e financeiro para a família do adoecido.
Explicação:
A reinserção social do portador de transtorno mental grave é um processo ainda em andamento. As políticas públicas redirecionaram o modelo de assistência do hospitalocêntrico para uma rede de cuidado em saúde mental, a partir da Lei 10.2016 de 2001, mas a aceitação das famílias e sociedade ainda se encontra em processo de mudança. As famílias são particularmente afetadas, já que assumir papel de cuidador acarreta, inevitavelmente, maior carga emocional e financeira.