4)null Quando a histamina é liberada em excesso no organismo podem ocorrer alguns efeitos indesejáveis, como taquicardia, redução do calibre dos brônquios, aumento da secreção do ácido clorídrico no estômago e aumento de manchas vermelhas pelo corpo. Com base em seus estudos sobre os mediadores químicos, o excesso da histamina está relacionado: Selecione uma alternativa: a) Principalmente aos processos alérgicos. B) Apenas às respostas inflamatórias. C) Aos casos de apoptose e digestão celular. D) Aos casos de hemorragias internas. E) Apenas a processos infecciosos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Principalmente aos processos alérgicos
Explicação:
A histamina é uma substância responsável pela dilatação dos vasos durante a resposta imunológica. Além disso, esta amina também funciona como um neurotransmissor na fisiologia intestinal, atuando como mediador químico durante as alergias. Entretanto, quando a histamina está em grande quantidades no organismo, tendo aumentado de forma a superar a velocidade de degradação da mesma, esta também provoca o processo alérgico, gerando diversos sintomas, como edemas, coceiras, nariz entupido e vermelhidão.
A alternativa correta sobre a histamina é a Letra A (Principalmente aos processos alérgicos).
A histamina é um composto orgânico relacionada com diversas funções no organismo. Dentre suas funções, temos:
- Contração de musculatura lisa, como brônquios
- Aumento de permeabilidade vascular
- Aumenta a secreção das mucosas
- Variações de pressão no sangue
- Processos de taquicardia
A principal ação da histamina é em processos alérgicos, na sua secreção através de células imunes que entram em contato com antígenos. A resposta alérgica surge a partir da secreção de histamina constantemente pelos mastócitos.
Em 1932 a histamina foi identificada como uma importante mediadora no processo de reações anafiláticas, já que atua na musculatura lisa e na pressão sanguínea.
Para saber mais sobre a histamina clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/3604817
Bons estudos!