História, perguntado por davidvilla01234, 7 meses atrás

4 — No final da década de 1920 o café no Brasil sofreu uma grande crise. Leia o fragmento de um artigo da Revista Cafeicultura. Em seguida observe a imagem e responda às questões. a) A que crise o artigo faz referência? b) De que forma essa crise atingiu o Brasil? c) O que você observa na imagem? d) De que maneira o artigo se relaciona com a imagem?

Anexos:

emilly1531: uu

Soluções para a tarefa

Respondido por mariteodorodepaula
973

A)

Faz referência a crise de 1929 que não só atingiu Estados Unidos, mas também o Brasil

B)

A crise de 1929 afetou diretamente os países que importavam do Brasil, assim houveram poucas importações, os preços caíram drasticamente e muito da safra foi perdida, dessa forma fazendas inteiras foram à falência sendo um período Sombrio para o Brasil.

C)

Pessoas trabalhando para a destruição do café porque afetou também

D)

O artigo fala da crise de 1929, nessa imagem mostra as pessoas destruindo o café por causa da crise

Explicação: espero ter ajudado


leokiu164: obrigada
amandami47: oi obrigada
amandami47: oii
amandami47: tô precisando muito de fazer amizade novas
kaykeemanuel15: ola vou abreviar a b pq n cabe na minha folha
kaykeemanuel15: obgd
victorvinicius1234: obrigada
juhfernandes147: Obrigada
caio5278: vlw muito obg vcs pessoal do brainly ajudam muito
ivanildealves1977: Obrigado você é MT inteligente
Respondido por maarigibson
0

a) O artigo faz referência à crise de 1929, que consistiu na quebra da Bolsa de Valores de Nova York. A quebra da bolsa teve como consequência a diminuição drástica das importações de café do Brasil para os Estados Unidos, que eram o principal comprador do produto brasileiro.

A quebra da Bolsa de Valores também impactou seriamente a economia estadunidense, que precisou de massiva ajuda estatal para se reestabelecer, sendo beneficiada pela Segunda Guerra Mundial, a partir do fornecimento e exportação de armamentos.

b) A crise afetou o Brasil porque os EUA eram o principal comprador do café brasileiro. Com a crise, as exportações diminuíram consideravelmente, afetando as oligarquias cafeeiras.

O governo brasileiro passou a comprar o café e queimar o excedente dos estoques, para evitar que os preços caíssem muito e a economia fosse ainda mais prejudicada. A crise teve consequências políticas, além de econômicas, pois enfraqueceram o domínio que os barões do café possuíam sobre a política nacional.

c) A imagem mostra o café sendo queimado em uma espécie de fornalha. Essa atitude foi necessária para que os preços do café não caíssem a ponto de prejudicar mais ainda a economia nacional, dada a grande disponibilidade no mercado e pouca procura para compra.

O governo brasileiro passou a comprar o excedente da produção e destruí-lo, na tentativa de controlar os preços do produto. Essa foi uma consequência direta da crise de 1929 nos Estados Unidos, pois o café não era mais exportado.

d) O artigo se relaciona com a imagem porque fala sobre como o governo brasileiro agiu quando ocorreu a crise e os EUA pararam de comprar o café brasileiro, destruindo-o, enquanto a imagem mostra o processo de destruição do café em fornalhas, sendo uma imagem que ilustra o que o texto estava falando.

A destruição do café foi necessária para a manutenção dos preços, visto que a grande disponibilidade do produto no mercado fez com que os preços despencassem, prejudicando os grandes produtores, especialmente de São Paulo.

Leia mais sobre em:

https://brainly.com.br/tarefa/226150

Anexos:
Perguntas interessantes