História, perguntado por allansoares4729, 7 meses atrás

4 motivos pelos quais as cruzadas não deram certo?

Soluções para a tarefa

Respondido por MikeSouz
1

Resposta: Na verdade todas cruzadas não deram certo...!!

mas vou falar algumas aqui.

As quatro primeiras Cruzadas :

Primeira:

A primeira Cruzada foi proclamada pelo papa Urbano II. O primeiro alvo era reconquistar Jerusalém. A localidade já havia sido dos cristãos, mas foi tomada pelos muçulmanos em 1076. Nessa Cruzada um dos homens de frente da guerra não avançou na busca por Jerusalém. Ajudado por uma minoria, Balduíno conquistou a cidade de Edessa, sendo esta a primeira conquista da primeira Cruzada. A partir dos conflitos seguintes, culminou-se a conquista de Antioquia e mais tarde de Jerusalém.

Segunda:  

Anos depois da primeira Cruzada oficial os muçulmanos tomaram a cidade de Edessa novamente, desfazendo o reino cristão que Balduíno instaurou por ali. E então o rei Luís VII organizou o povo mais uma vez para a guerra. A segunda Cruzada foi um desastre: Edessa permaneceu no poder dos muçulmanos e Jerusalém teve o reinado cristão ameaçado.

Em 1187 os muçulmanos, liderados por Saladino, conseguiram invadir Jerusalém e retomaram a região. Os cristãos não conseguiram mais combater e Saladino permitiu o acesso dos cristãos à cidade para suas peregrinações, mesmo que o território fosse muçulmano.

Terceira:

Essa é a Cruzada dos Reis. Foi convocada pelo papa Gregório VII, que por sua vez chamou três reis para liderar a batalha: Frederico I Barba-Ruiva, Felipe Augusto e Ricardo I.

Dos três reis, Ricardo I teve grandes feitos. Esse Rei conseguiu conquistar três regiões próximas a Jerusalém: Chipre, Acre e Jafa.

Depois que Jerusalém foi conquistada por Saladino, os cristãos nunca mais tiveram êxito na retomada das terras. Por isso Ricardo I teve a estratégia de ofertar prisioneiros muçulmanos em troca de Jerusalém. Foram 2700 homens que ele jurou matar, caso Saladino não trocasse os seus homens pela cidade.

Ricardo I, que era conhecido como Coração de Leão, se tornou conhecido depois de cumprir sua promessa de matar os muçulmanos, uma vez que Saladino não lhe entregou Jerusalém.

A terceira Cruzada culminou na desistência dos cristãos em insistir na retomada da cidade santa. Eles tentaram algumas vezes posteriormente, mas as Cruzadas, após Ricardo I não tinham mais esse objetivo como o maior.

Quarta:

A quarta fase de guerras teve alvos diferentes. Essa Cruzada foi mais rápida que as outras. Foi feita pelos comerciantes. O objetivo era expandir as terras para aumentar também o comércio.

juntaram-se homens de Veneza e Gênova, hoje cidades da Itália, e decidiram invadir a cidade de Constantinopla, que tinham grande sucesso no comércio.

Veneza e Gênova tomaram Constantinopla, abriram os portos do Mar Mediterrâneo e deram um novo fluxo de mercado ao comércio da região.

Explicação: Passadas as quatro Cruzadas ainda aconteceram outras cinco oficiais. E além dessas últimas aconteceram outras paralelas aos movimentos, regidos por reis e a Igreja. As mais notáveis e proclamadas pela nobreza e clero tiveram objetivos ligados à África.

Os cristãos desistiram de reconquistar Jerusalém e a Palestina, e passaram a buscar terras no continente africano com o mesmo objetivo de catequisar povos, explorar riquezas, expandir comércio e tomar novas terras.

Perguntas interessantes