Português, perguntado por anauniversocalcados, 12 dias atrás

4) leia um trecho do artigo de opinião "sábios antivacinais", do médico Drauzio Varella.
No Brasil e em outros países, têm ganhado força os movimentos de oposição às vacinas. É um contingente formado, sobretudo, por pessoas que tiveram acesso a escolas de qualidade e às melhoras fontes de informação, mas acreditam piamente em especulação estapafúrdias sobre os possíveis malefícios da vacinação.
{...}
Essas sumidades têm todo o direito de discordar dos médicos e dos avançados científicos, mas deveriam ser coerentes. Por que não aconselham os filhos a fumar? As filhas a fazer s3xo sem proteção? Por que não amamentam os recém-nascidos com mamadeiras e leite em pó em vez de oferecer-lhes o seiomaterno, por pelo menos seis meses, como recomenda o mesmo Ministério da Saúde que vacina as crianças?

a) qual palavra empregada no último parágrafo exemplifica o uso da figura de linguagem ironia? Justifique sua resposta.
b) por que o termo "especulações" e o adjetivo que o qualificar introduzem um valor opinativo no primeiro parágrafo, que é predominantemente expositivo?
c) o articulista acredita que as pessoas têm o direito de contestar a eficácia das vacinas? Justifique sua resposta.
d) qual é o objetivo das perguntas feitas pelo articulista no último parágrafo?

Soluções para a tarefa

Respondido por alanasantosf
43

4 - A) A palavra "sumidades" configura um exemplo de ironia, já que esta representa alguém com inteligência, diferente do que o autor deseja expor.

B) O termo indica que o exposto, de acordo com o autor, não possui uma comprovação científica, sendo apenas uma suposição.

Compreendendo os termos

O termo "sumidades" indica pessoas com talento, inteligentes, que se destacam por sua sabedoria, diferente do que deseja expor o autor, indicando portanto um ironia.

Enquanto que afirmar ser "especulações" faz com que observe uma menor coerência destes argumentos, já que são apenas de opinião de algumas pessoas, sem que exista qualquer estudo que se baseie.

Veja mais sobre ironia em: https://brainly.com.br/tarefa/40837520

C) Sim, as pessoas devem ter o direito de contestar, mas também devem ser coerentes, contestando também outras recomendações de saúde.

D) As perguntas feitas apresentam como objetivo fazer com que o leitor compreenda o quão absurdo é a contestação feita.

Interpretando o texto

No trecho do texto, apesar da exposição de informações, é possível observar a opinião do autor sobre o tema, como é visível através de termos que expressão uma indignação e ironia.

No segundo parágrafo o autor utiliza estratégias para convencer ao leitor sobre o tema, como as perguntas retóricas que vão contra as recomendações em saúde, que são aceitas por toda a população.

Leia mais sobre interpretação de texto em:

https://brainly.com.br/tarefa/20529241

Anexos:
Perguntas interessantes