História, perguntado por jocileidealmeipecmkz, 10 meses atrás

4. Leia o texto abaixo e responda “Os profissionais da política e da diplomacia, quando desimpedidos pelas exigências de votos ou jornais, podem declarar guerra ou negociar a paz sem ressentimentos contra o outro lado, como boxeadores que se apertam as mãos antes de começarem a luta, e bebem uns com os outros depois. Mas as guerras totais estavam muito distantes [desse padrão]. Nenhuma guerra em que se mobilizam os sentimentos nacionais de massa pode ser tão limitada quanto as guerras aristocráticas.
” HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 30.

O historiador Eric Hobsbawm usa o conceito de guerra total para definir os conflitos em que os envolvidos utilizam todos os recursos possíveis, sejam eles econômicos, tecnológicos, naturais, militares ou humanos, levando a batalha ao limite. Ele insere a Primeira Guerra Mundial nesse conceito. Sobre essa guerra, podemos afirmar que:

a) Possibilitou a criação de novas monarquias na Europa, bem como nas colônias da África e da América.

b) Redefiniu fronteiras na Europa, possibilitou novos projetos ideológicos e modificou estruturas políticas tradicionais.

c) Constituiu um marco na história global, de modo a ser exemplo de diplomacia até a contemporaneidade.

d) Possibilitou a criação de frentes libertárias comunistas no Ocidente, que 27 posteriormente resultaram na criação dos totalitarismos na Itália e na Alemanha

Soluções para a tarefa

Respondido por geovanasantoss59
7

resposta:

letra B ( eu acho ) ;-)

explicação : acordo com o historiador britânico Eric Hobsbawm, o período de 31 anos que vai do início da Primeira Guerra (1914) até o fim da 2ª Guerra (1945) marca o arranjo das forças do cenário mundial ao longo do século XX. Esses anos são primordiais para a consolidação das formações econômicas e sociais e das ideologias de todo o século.

Respondido por ph102030
2

Resposta:

Letra b

Explicação:

Confia

Perguntas interessantes