História, perguntado por vinicius23matias, 1 ano atrás

4. Leia o seguinte testemunho do período do imperialismo.

"Eu estava ontem no East End (bairro operário de Londres) e assisti a uma reunião de desempregados. Ouvi discursos exaltados. Era um grito só: 'Pão! Pão!'. Revivendo toda a cena ao voltar a casa, senti-me ainda mais convencido do que antes da importância do imperialismo... A ideia que considero mais importante é a solução do problema social, a saber: para salvar os quarenta milhões de habitantes do Reino Unido de uma guerra civil destruidora, nós, os colonizadores, devemos conquistar novas terras a fim de nelas instalarmos o excedente de nossa população, de nelas encontrarmos novos mercados para os produtos de nossas fábricas e de nossas minas. O Império, sempre repeti, é uma questão de sobrevivência. Se vós quiserdes evitar a guerra civil, cumpre que vos torneis imperialistas."

(Cecil Rhodes, 1895.)


Segundo o comentário de C. Rhodes, pode-se afirmar que I - o expansionismo imperialista era justificado como forma de evitar o acirramento da luta de classes no Reino Unido.

II - o caráter classista do imperialismo resolvia a desigualdade social existente nas metrópoles e na periferia.
III - a burguesia devia aumentar o arroxo salarial do proletariado metropolitano como forma de evitar a revolução socialista.

Quais afirmativas estão corretas?

a) Apenas I. b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas I e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por lary510
33
Pelo o que eu li, acredito que seja a D
Respondido por mariadcx83
27

Resposta:

Item A

I - CORRETA

a prática de expansão do capitalismo se justificava como forma de conflitos entre as classes burguesas e proletário, pois havia nas colônias oportunidades de renda e mercado.

II-INCORRETA

a desigualdade continuava presente mesmo com a expansão imperialista,pois mudava apenas o local,mas apenas mandava os donos dos meios de produção e comércio (burgueses).

III-INCORRETA

não é dito isso no texto,nele se fala em buscar novos mercados e novas cidades para o excedente de população e de produtos.

Perguntas interessantes