Filosofia, perguntado por amnesiasgz, 11 meses atrás

4) Houve um pensador alemão considerado iluminista por excelência, que contestou as obras de seus antecessores iluministas, mas também recebeu influências de pensadores com perspectivas distintas, que culminaram nas ideias pautadas no criticismo de suas obras. Esse filósofo alemão questionou o pensamento e o uso público da razão, apontando a liberdade como prioridade para chegar a um pensamento autônomo. Preocupou-se com a moralidade e com o destino infinito do homem. Trata-se do filósofo:

Alternativas:

a)Santo Agostinho.

b)Francis Bacon.

c)René Descartes.

d)Immanuel Kant.

e)Hegel.

Soluções para a tarefa

Respondido por cleideamaral26
11

Resposta:

av1 substitutiva

1b,2a,3d,4d,5c.

confirmado pelo AVA E CLEIDE kkkk

Explicação:

1-sem os instintos e as emoções a razão torna-se puramente acadêmico

2-v,v,v

3-patristica e escolástica

4- Immanuel Kant

5-sofistas.

Boa sorte


Cieli2019: Correto!!
Respondido por elamambretti
1

Sobre o pensador alemão considerado iluminista por excelência:

d) Immanuel Kant.

Immanuel Kant é considerado o pensador mais influente dos tempos modernos. Nascido em uma pequena cidade alemã, teve uma vida longa e tranquila, dedicada ao ensino e à investigação filosófica.

Uma das mais importantes questões que dominam o pensamento de Kant é o problema do conhecimento humano, a questão do saber: distinguindo o conhecimento empírico, a posteriori, aquele que se refere aos dados fornecidos pelos sentidos e o conhecimento puro, a priori, aquele que não depende de quaisquer dados dos sentidos.

Desenvolveu um sistema ético, baseado na crença de que a razão é a autoridade final para a moralidade. A moral não poderia ter fundamento em observação dos costumes, ou em qualquer fórmula empírica.

Kant recusou todas as éticas anteriores, fundamentadas em normas e valores de origens diversas, as vindas de fora do sujeito, impostas por outras fontes que não a razão.  

Descreveu duas classes de mandamentos dados pela razão. Todo ato, no momento de iniciar-se aparece à consciência moral sob a forma de uma dessas duas classes: "imperativos hipotéticos" e "imperativos categóricos".  

 

Imperativo hipotético, que é subordinados a uma condição: correspondem a ações como meio de evitar tal ou qual castigo, ou para obter tal ou qual recompensa.

Imperativo categórico é a base da moralidade e foi colocado por Kant nessas palavras: "Age em conformidade apenas com a máxima que possas querer que se torne uma lei universal." Em outras palavras, o ato moral é aquele que se realiza como acordo entre a vontade e as leis universais que ela dá a si mesma.  

Essa fórmula permite a Kant deduzir as três máximas morais que exprimem a incondicionalidade dos atos realizados por dever. São elas:  

. Age como se a máxima de tua ação devesse ser erigida por tua vontade em lei universal da Natureza;

. Age de tal maneira que trates a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de outrem, sempre como um fim e nunca como um meio;  

. Age como se a máxima de tua ação devesse servir de lei universal para todos os seres racionais.

Bons estudos!

Perguntas interessantes