História, perguntado por isabela8534, 9 meses atrás

4) Explique as leis: Bill Aberdeen, Lei Eusébio de Queirós, Lei do Ventre Livre
e Lei dos Sexagenarios.​

Soluções para a tarefa

Respondido por lucascaporalss
11

Resposta:

Lei Bill Aberdeen

Foi uma lei aprovada pelo Parlamento britânico que concedia ao Almirantado Inglês o direito de aprisionar navios negreiros.

Eusébio de Queirós

A Lei Eusébio de Queiróz foi uma modificação que ocorreu em 1850 na legislação escravista brasileira. A lei proibia o tráfico de escravos para o Brasil. 

Lei, decretada em 4 de setembro de 1850.

Lei do Ventre Livre

Foi uma lei abolicionista assinada pela Princesa Isabel em 28 de Setembro de 1871 que considerava livre todos os filhos de mulheres escravas.

Lei dos Sexagenários

A Lei do Sexagenário foi uma das leis paliativas para iniciar o processo de transição para o fim da escravidão no Brasil do século XIX. Ela previa que todos os escravos que chegassem aos 60 anos de idade, deveriam ser alforriados.


geovannabeatriz270: ótima,resposta vocês estão De parabéns.
Respondido por jfbarbosa95
2

Resposta:

Principais Leis Abolicionistas (abaixo)

Explicação:

Principais Leis Abolicionistas:

A Lei Bill Aberdeen  foi promulgada em 08 de agosto de 1845 pela Inglaterra proibindo o tráfico de escravos africanos. Assim, a Inglaterra podia aprisionar ou afundar os navios negreiros.

Lei Eusébio de Queirós:

Foi fim do tráfico de escravos, resumo, influência da Grã-Bretanha. A Lei Eusébio de Queirós foi uma modificação que ocorreu em 1850 na legislação escravista brasileira. A lei proibia o tráfico de escravos para o Brasil

Lei do Ventre Livre

Aprovada em 1871, foi a primeira lei abolicionista da História do Brasil. De acordo com esta lei, os filhos de escravas, nascidos após a promulgação da lei, ganhariam a liberdade. Porém, o liberto deveria permanecer trabalhando na propriedade do senhor até 21 anos de idade.Foi uma lei paliativa e que recebeu muitas críticas negativas dos abolicionistas. O principal argumento era de que estes “libertos” tinham que trabalhar para seus “donos” durante a fase mais produtiva da vida. Logo, os senhores iriam explorar ao máximo esta mão-de-obra até ela ganhar a liberdade.  

Lei dos Sexagenários

Promulgada pelo governo brasileiro em 1885, esta lei dava liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade. Esta lei também recebeu muitas críticas, pois dificilmente um escravo chegava a esta idade com as péssimas condições de trabalho que tinham durante a vida. Vale lembrar que a expectativa de vida de um escravo neste período era em torno de 40 anos de idade. Esta lei acabava por beneficiar os proprietários de escravos, pois se livravam de trabalhadores pouco produtivos, cansados e doentes, economizando assim em alimentação e moradia.

 

Lei Áurea

Promulgada em 13 de maio de 1888 pela Princesa Isabel, esta lei aboliu definitivamente a escravidão no Brasil.

A vida dos libertos após a Lei Áurea

Porém, a liberdade não garantiu aos ex-escravos melhorias significativas em suas vidas. Como o governo não se preocupou em integrá-los à sociedade, muitos enfrentaram diversas dificuldades para conseguir emprego, moradia, educação e outras condições fundamentais de vida. Vale lembrar que muitos fazendeiros preferiram importar mão-de-obra europeia à contratar os ex-escravos como assalariados.

Abolicionismo: pode ser definido como um movimento político e social, como um conjunto de ideias e ações que defendia e lutava pelo fim da escravidão. No Brasil, o movimento abolicionista foi um produto da década de 1880 e contou com a participação de vários setores da sociedade como, por exemplo, políticos, médicos, advogados, jornalistas, artistas, estudantes etc., com exceção dos grandes proprietários de terra, como os cafeicultores paulistas, que perdiam com o fim da mão-de-obra escrava.

Os principais representantes do abolicionismo no Brasil

 

José do Patrocínio

José Carlos do Patrocínio foi um farmacêutico, jornalista, escritor, orador e ativista político brasileiro. Destacou-se como uma das figuras mais importantes dos movimentos Abolicionista e Republicano no país.

Outros Abolicionistas

Rui Barbosa (1849-1923) foi um político, diplomata, advogado e jurista brasileiro. Tendo se destacado principalmente como jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador Representou o Brasil na Conferência de Haia, foi reconhecido como “O Águia de Haia”.

Joaquim Nabuco (1849-1910) foi um político, diplomata, advogado e historiador brasileiro. Foi um importante e popular abolicionista

Perguntas interessantes