Português, perguntado por dudsnevesg5517, 10 meses atrás

4.(Enem-MEC) Leia o texto.Motivadas ou não historicamente, normas prestigiadas ou estigmatizadas pela comunidade sobrepõem-se ao longo do território, seja numa relação de oposição, seja de complementaridade, sem, contudo, anular a interseção de usos que configuram uma norma nacional distinta da do português europeu. Ao focalizar essa questão, que opõe não só as normas do português de Portugal às normas do português brasileiro, mas também as chamadas normas cultas locais às populares ou vernáculas, deve-se insistir na ideia de que essas normas se consolidaram em diferentes momentos de nossa história e que só a partir do século XVHI se pode começar a pensar na bifurcação das variantes continentais, ora em consequência de mudanças ocomdas no Brasil, ora em Portugal, ora, ainda, em ambos os territórios.Dtnah Cailou. Gramática, variação e normas. In: Silvia Rodrigues Vieira;Silvia Figueiredo Brandão, (orgs). £nsinodegromáticQ: descrição e u$o.São Paulo: Contexto, 200? (adaptado).0 português do Brasil nâoé uma língua uniforme. A variação linguís-tica é um fenômeno natural, ao qual todas as línguas estão sujeitas.Ao considerar as variedades linguísticas, o texto mostra que as normas podem ser aprovadas ou condenadas socialmente, chamandoa atenção do leitor para aa)desconsideração da existência das normas populares pelos falantes da norma culta.b)difusão do português de Portugal em todas as regiões do 8rasil só a partir do século XVIII.e)existência de usos da língua que caracterizam uma norma nacionat do Brasil, distinta da de Portugal.d)inexistência de normas cultas locais e populares ou vernáculas em um determinado país.e)necessidade de se rejeitar a ideia de que os usos frequentes de uma língua devem ser aceitos.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
69

Vamos analisar cada alternativa por vez para determinar, ao fim, a resposta correta da questão:


a) Falsa. O texto não chama a atenção do leitor para esta questão, mencionando apenas de passagem a relação entre ambas.


b) Falsa. Trata-se de uma questão apenas brevemente mencionada no texto em sua parte final.


c) Verdadeira. Trata-se do principal ponto do texto.


d) Falsa. O texto menciona o exato oposto.


e) Falsa. Tal tema não é tratado no texto.


Como a única alternativa verdadeira é a c, trata-se da resposta correta da questão.

Respondido por SrTrindade
32

Olá!

ALTERNATIVA C

A questão exige leitura atenta do texto e conhecimentos de variação linguística. Podemos resolver essa questão, observando o que a autora Dinah Callou NÃO diz.

Primeiramente, ela não diz que os falantes da norma culta desconsideram a existência de normas populares (A); ela afirma que as normas populares e cultas se opõem , se complementam e possuem como interseção o fato de constituir a norma nacional; em outras palavras, as normas populares e cultas existem, o que contraria a alternativa D.

A autora não diz o que está expresso na alternativa B; segundo Callou, o século XVIII foi o século de “bifurcação das variantes continentais”. Ela também não expressa opinião sobre a rejeição da aceitabilidade dos usos da língua (E), já que os usos marcam a identidade da norma nacional, como a autora mostra no texto. Logo, a alternativa correta é a C.

Bons Estudos

Perguntas interessantes