4. (EMITec/SEC/BA - 2020) Quais fatores explicam a nova eleição de Getúlio Vargas à Presidência em 1950, mesmo após 15 anos como presidente, onde houve inclusive uma experiência autoritária, durante o Estado novo, de 1937 a 1945?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A eleição, em 1950, de Getúlio Vargas para um novo mandato presidencial apresentou um dos momentos mais representativos do chamado Estado populista, porque Vargas: a) Fora eleito com o apoio do grande capital conservador, interessado em conter o avanço das camadas populares e a entrada de capital estrangeiro.
Resposta:
Olá!
Os fatores que ajudam a explicar a nova eleição de Getúlio vargas à presidência do Brasil em 1951, foram: o Populismo de seu governo: com a política trabalhista e a defesa da industrialização do país.
Explicação:
Durante seu mandato entre os anos de (1937 – 1945) no conhecido “Estado Novo”, Getúlio Vargas aproximou seu governo do populismo, uma prática política que dar importância as reivindicações populares.
Sendo assim,Vargas conseguiu o apoio do povo brasileiro e de setores industriais, mesmo estando em um sistema político autoritário, porque garantiu e ampliou leis trabalhistas e promoveu o desenvolvimento econômico do país através da industrialização.
Em cada região que passava, utilizava de um discurso que concordava com cada líder local, o que fez com que ganhasse mais aliados. Quando foi eleito em 31 de janeiro de 1951, nomeou politicos de diferentes concepções com o objetivo de manter a aliança entre as classes dominantes e seu governo.
Também não se esqueceu da grande maioria de seus apoiadores – os trabalhadores urbanos – autorizando a organização dos operários em sindicatos. Getúlio Vargas desenvolveu um plano de equilíbrio entres as forças, ou seja, buscou unir Estado, os grupos dominantes e as classes populares para se manter no poder.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/31860093