4. Embora a libertação dos escravos tenha sido um avanço para o Brasil no diz
respeito aos direitos humanos, isso deixou aspectos nada negativos para os negros
conforme ilustra o texto? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A libertação dos escravos em termos jurídicos, garantida pela abolição assinada em 1888, apenas retirou destes o caráter objetificado. Não auxiliou, todavia, na construção de uma vida para estes escravos sem propriedade, sem bens e sem oportunidades de emprego - pois muitos dos industriais e fazendeiros passaram a importar trabalhadores assalariados da Europa, o que revela um tanto mais do caráter racista do período.
As diferenças sociais entre brancos e negros reside, em parte, nesse ponto, portanto: os negros foram simplesmente abandonados pelo Estado.
pela abolição assinada em 1888, apenas retirou destes o caráter objetificado. Não auxiliou, todavia, na construção de uma vida para estes escravos sem propriedade, sem bens e sem oportunidades de emprego - pois muitos dos industriais e fazendeiros passaram a importar trabalhadores assalariados da Europa, o que revela um tanto mais do caráter racista do período.
As diferenças sociais entre brancos e negros reside, em parte, nesse ponto, portanto: os negros foram simplesmente abandonados pelo Estado.
A libertação dos escravos, apenas retirou destes o caráter objetificado. Mas não auxiliou, na construção de uma vida ou na inserção dos ex-escravos no mercado de trabalho e na sociedade.
Abolição da Escravidão
A Lei Áurea libertava todos os escravos, mas não apresentava nenhum projeto ou solução para a indenização dos mesmos, nem um planejamento para inseri-los na sociedade brasileira.
Assim, os negros foram expulsos das lavouras sem direito a nenhuma indenização e as diferenças sociais entre brancos e negros continuaram abismais, perpetuando o racismo até a atualidade.
Confira mais informações sobre libertação dos escravos aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/7856086
#SPJ2