4 — Em uma impressora a jato de tinta, gotículas de tinta com carga elétrica q atravessam um campo
elétrico uniforme E de intensidade igual a 8 × 105 N/C, sendo depositadas em uma folha de papel.
Descreva com suas palavras o funcionamento da impressora e os fenômenos eletrostáticos que
permitem seu funcionamento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
No momento em que acionamos o dispositivo que liga a impressora, o cilindro é carregado positivamente, através de um fio que efetua a retirada de elétrons. Esse contato da superfície do material com o metal ganha uma carga negativa e se mantém carregada enquanto estiver escuro. Se uma parte for iluminada, ela perde a carga superficial e nessa área ela fica neutra.
A página a ser copiada é iluminada intensamente pela impressora, que se projeta na superfície do cilindro por meio de um sistema de lentes. Dessa forma, as partes mais iluminadas perdem carga elétrica, enquanto as partes menos iluminadas permanecem carregadas com cargas negativas. O campo elétrico gerado pela impressora movimenta as gotas de tintas e isso possibilita a tinta atingir vários pontos do papel, conseguindo a imagem da página.
A impressora funciona da seguinte forma: as gotículas de tinta do jato correspondem as partículas que apresentam uma carga eletrostática determinada, que ao serem submetidas ao campo elétrico da folha de papel que se encontrava eletrizada com uma carga contrária.
Em que as cargas elétricas distintas são atraídas e ocorre o repelimento das cargas elétricas iguais. Onde a impressora deve apresentar um mecanismo que distribui tais cargas para a geração da imagem desejada.
Bons estudos!