4. Dos métodos contraceptivos a seguir, escolha dois deles para explicar o funcionamento, aproveitando para relatar um pouco sobre sua eficácia.
camisinha
Pilula
DIU
Implante
Diafragma
Anel
Adesivo
Soluções para a tarefa
Resposta:Camisinha
A camisinha é um preservativo, que pode ser masculino ou feminino, sendo considerado um método de barreira.
Eles são considerados os mais seguros, pois além de evitarem a gravidez, também protegem contra as doenças sexualmente transmissíveis (DST), como a AIDS.As pílulas anticoncepcionais são feitas com hormônios semelhantes aos que são produzidos pelo próprio corpo (estrogênio e progesterona). Elas atuam impedindo a ovulação e dificultando a passagem dos espermatozoides para o interior do útero.
Elas possuem uma eficácia de 99,8% quando utilizados de forma correta e regular, ou seja, é recomendado que seja tomada uma pílula por dia sempre no mesmo horário.
Veja na tabela abaixo algumas vantagens e desvantagens da pílula anticoncepcional.O contraceptivo em forma de adesivo é semelhante a um esparadrapo, sendo aplicado na pele para que ocorra a liberação dos hormônios, que acontece de forma contínua.
O tempo de duração do adesivo é de uma semana, devendo ser substituído durante 3 semanas, atingindo assim, 21 dias. Assim como a pílula, a orientação é que seja feita uma pausa de uma semana para que o processo seja iniciado.
Confira na tabela a seguir algumas vantagens e desvantagens do adesivo anticoncepcional.O diafragma é um método de barreira móvel, que pode ser colocado e retirado da vagina e consiste em uma estrutura de látex combinada com gel espermicida. É preciso consulta médica para verificação do tamanho a ser utilizado.
Deve ser colocada duas horas antes da relação sexual e retirada após 4 a 6 horas, sendo necessário ser lavado com água e sabão após o uso e sua durabilidade é de cerca de 2 anos.
Livre de hormônios e com baixo custo, o diafragma não apresenta um alto índice de eficácia, por isso, a recomendação do uso combinado com espermicida.
Confira na tabela a seguir algumas vantagens e desvantagens do diafragma.O anel vaginal é um método hormonal que possui uma formulação semelhante à da pílula anticoncepcional, tendo aparência semelhante a uma pulseira, é flexível e transparente.
É introduzido na vagina e acomodado no colo do útero no 5º dia de menstruação, onde permanece por 3 semanas liberando hormônios que evitam a liberação dos óvulos.
Veja na tabela abaixo algumas vantagens e desvantagens do anel vaginal.
Explicação:
Resposta:
DIU: é uma pequena estrutura plástica que é introduzido por um profissional no útero. Possui 99% de eficácia, sendo assim um dos métodos contraceptivos mais seguros.
Diafragma: é uma espécie de anel flexível que pode ser introduzido pela própria usuário na sua vagina, cerca de 15 a 30 minutos antes da relação sexual. Sua eficácia não é tão alta, pois possui uma taxa falha de 6 a 20% das vezes.