História, perguntado por cris4100, 9 meses atrás


4)"Depois de 1794 ficaria claro para os moderados que o regime jacobino tinha levado a revolução longe demais para os objetivos e comodidades burgueses, exatamente como ficaria claro para os revolucionários que ‘o sol de 1793’, se fosse nascer de novo, teria que brilhar sobre uma sociedade não burguesa. Por outro lado, os jacobinos podiam sustentar o radicalismo porque em sua época não existia uma classe que pudesse fornecer uma solução social coerente como alternativa à deles. Esta classe só surgiu no curso da revolução industrial, com o ‘proletariado’ ou, mais precisamente, com as ideologias e movimentos baseados nele."

O texto do autor aponta para uma visão teleológica da História, legitimada na ideia de que:

Alternativas:
a) os objetivos da burguesia e da própria "marcha natural" da História impediram que a burguesia entendesse os movimentos políticos dos jacobinos.
b) a derrota dos jacobinos fez ver aos radicais, tanto quanto aos sans-cullotes, que uma sociedade igualitária seria possível apenas com o esmagamento dos girondinos.
c) os jacobinos e sans-cullotes não poderiam oferecer um solução social, visto que isso estava reservado pela História ao movimento operário nascido com a Revolução Industrial.
d) apenas a formulação socialista do movimento operário nascido da Revolução Industrial poderia redundar na redenção da humanidade, visto que os jacobinos não tinham consciência do seu papel histórico.
e) a revolução foi longe demais e colocou em perigo os projetos de todos os grupos sócias que dela participaram.

Soluções para a tarefa

Respondido por anad2k35
2

Resposta:

LETRA C

Explicação:

Perguntas interessantes