4)
De acordo com Lipman, o início da mudança a ser empreendida na educação seria realizar uma revisão radical no currículo. Onde o texto didático tradicional teria de dar lugar a materiais mais agradáveis, onde cada disciplina teria de ser apresentada aos alunos como algo “a ser descoberto e a ser apropriado por eles mesmos, e não como algo estranho e intimidador”; as habilidades cognitivas inerentes a cada matéria teriam de ser “explícitas e cultivadas em cada uma delas”; e a sala de aula “teria de se devotar ao raciocínio, à investigação, à autoavaliação”, convertendo-se numa comunidade de investigação.
LIPMAN, Mathew. A filosofia vai à escola. 2ª ed. Summus, São Paulo, 1990.
A partir do contexto apresentado, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O sistema educacional atual é um dos principais responsáveis pelas “graves circunstâncias” do nosso mundo e pela “irracionalidade” da humanidade.
PORQUE
II. Falha em questões cruciais como na relação que estabelece entre professor e aluno, na metodologia que emprega, na ênfase que dá aos conteúdos, entre outras.
A partir desse contexto, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Aap1 - Filosofia Para Crianças
1c
2a
3c
4a
Explicação:
Resposta:
Aap1 - Filosofia Para Crianças
Explicação:
1)
A Autonomia Moral, último estágio do desenvolvimento moral segundo Piaget, significa a possibilidade de ser governado por si próprio, ou seja, ser autônomo moralmente perante a lei ou as normas escolares quer dizer poder entendê-las como sendo o resultado de acordos entre os diversos pontos de vista dos membros que compõem um grupo ao invés de considerá-las como algo imutável, que está além da vontade e do raciocínio sobre elas.
PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo, Summus, 1994.
Em atividade de sala de aula, considerando a teoria de Piaget, a professora resolveu trabalhar o conteúdo de ética, com as crianças e trouxe a seguinte situação problema:
Cristiano, um menino de 12 anos com seus colegas resolveram fazer armadilhas para caçar passarinhos junto à arvore da rua em que moravam. Pensou em uma cena em que quatro meninos decidem participar, porém Cristiano sugeriu brincar de outra coisa, pois foi ensinado por sua mãe a não maltratar os animais.
Em relação ao texto e a estruturação da atividade, considere as afirmativas a seguir.
I.A Professora pode trabalhar sobre a democracia e com o grupo discutir sobre a possibilidade de Cristiano ir caçar contra a sua vontade pois foi voto vencido.
II.Pode ser trabalhado em sala de aula o fato de Cristiano não ser colaborativo com o grupo e a importância de brincar com os amigos.
III.A professora pensou em trabalhar sobre valores como o respeito aos animais e o valor da vida, aproveitando a orientação dada pela mãe de Cristiano.
IV.A professora pode avaliar o desenvolvimento do juízo moral das crianças trabalhando a instrução da mãe e o fato de ela estar ausente no momento em que Cristiano foi convidado.
V.A professora pode trabalhar o desenvolvimento da capacidade de argumentação pois Cristiano pode tentar mentir para escapar do castigo imposto por sua mãe, caso fosse descoberto.
É correto o que se afirma em
RESTOSTA
(c-III e IV, apenas.)
2)
Dewey foi um dos primeiros teóricos a chamar a atenção para a capacidade de pensar dos alunos. Acreditava que para o sucesso do processo educativo, bastava um grupo de pessoas se comunicando e trocando idéias, sentimentos e experiências sobre as situações práticas do dia a dia. O autor concebia a escola como um espaço onde as pessoas se encontram para educar e ser educadas, tendo como papel enquanto instituição de reproduzir a comunidade em miniatura, apresentar o mundo de um modo simplificado e organizado e, aos poucos, conduzir as crianças ao sentido e à compreensão das coisas mais complexas.
MARTINS, Mariethe de Azevedo. Filosofia para crianças: um caminho para o resgate de valores na escola e na família?. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores, 2010.
Sobre as concepções de Dewey, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Embora a escola deva ser considerada como um espaço de construção social do pensar e de formação e exercício de capacidade de julgar das crianças e não como um lugar de transmissão de conhecimento, este é um material indispensável ao pensar
PORQUE
II. É a fonte de informação da experiência da qual parte o pensamento como força ativa no processo de questionamento e investigação cujo propósito é melhorar o pensar e a capacidade de julgar dos estudantes
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
RESPOSTA
(a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.)