4. Crescer, casar, sair de casa para constituir família: durante muito tempo esse ritual era o mais concebido pela sociedade como um modo de se tornar adulto. A saída da casa dos pais para a constituição de uma família demarcava a entrada na adultidade. Todavia, na atualidade, o ritual não precisa necessariamente ser esse. Alguns adultos sequer pensam em constituir sua família. A dedicação à carreira profissional e acadêmica tem alterado o modo como homens e mulheres vivem sua adultidade.
A moratória, vivida pelos jovens na transição entre a adolescência e a vida adulta, refere-se:
A.
ao período de transição em que há um alívio nas expectativas de crescimento dos jovens, possibilitando a experimentação antes das decisões.
B.
ao período em que se torna urgente a construção de uma família e de um lar para habitar.
C.
à formação acadêmica específica para o ingresso no mercado de trabalho, que tem se tornado mais exigente.
D.
ao processo de crescimento cognitivo adquirido na transição para a fase adulta e que está correlacionado à maturidade.
E.
à capacidade e maturidade sexual adquirida na fase adulta e que possibilita a constituição da família.
Soluções para a tarefa
Resposta: A.
Ao período de transição em que há um alívio nas expectativas de crescimento dos jovens, possibilitando a experimentação antes das decisões.
Explicação:
A moratória é um período de transição em que os jovens podem explorar, experimentar e escolher caminhos para a sua vida adulta.
Foi um termo discutido por Erik Erikson ao investigar o desenvolvimento psicossocial de cada etapa da vida humana. É um tempo de escolhas sem pressa.
A construção da família diz respeito à formação de um novo núcleo familiar. Atualmente, alguns jovens saem de casa sem a necessidade de constituir uma família nuclear.
Formações específicas têm sido solicitadas pelo mercado de trabalho e dizem respeito ao desenvolvimento cognitivo e educacional da pessoa.
Processos cognitivos dizem respeito ao desenvolvimento e à maturação da memória, concentração, linguagem, percepção, reflexão e pensamento lógico.
A maturidade sexual está correlacionada à vivência sexual entre pares do mesmo sexo ou do sexo oposto. Diz respeito também à possibilidade de procriação. Alguns adultos, mesmo sexualmente maduros, são assexuados, ou seja, não sentem a necessidade de ter vida sexual ativa.
Resposta:
letra A
Explicação:
A construção da família diz respeito à formação de um novo núcleo familiar. Atualmente, alguns jovens saem de casa sem a necessidade de constituir uma família nuclear, gerando tais consequências...