4) Como funcionavam os Vice-Reinos e os Cabildos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Na época em que a Espanha mantinha colônias de exploração na América, foram criados conselhos municipais para a administração das terras conquistadas. Chamadas de cabildos, estas instituições eram de extrema importância para a organização da estrutura das colônias. Apesar da preponderância no continente americano, o cabildo era um órgão de governo para todas as áreas habitadas pelos espanhóis.
A divisão dos cabildos era feita da seguinte forma:
Alguaciles: mantinham a ordem pública, executavam mandatos judiciais e eram responsáveis pela segurança dos cidadãos.
Alferes: encarregavam-se de transportar a bandeira ou estandarte do exército.
Regedores: variavam em número, entre 25 e 30. Eram os nobres importantes do governo municipal.
Alcaides: responsável por atribuições judiciárias e administrativas diferenciados por hierarquias.
Nos cabildos, eram realizadas sessões para resolução de diversos tipos de problema. Entre eles, ações para manter a justiça na cidade, definição do sistema de medidas e pesos, leis regulamentares para ofícios da urbe, definição de valores para venda de bens e serviços, abastecimento, ensino, higiene da cidade, policiamento, entre outros assuntos.
"Cada vila tinha seu próprio conselho, ou cabildo, uma corporação que regulava a vida dos habitantes e fiscalizava as propriedades públicas - as terras comunais, florestas e pastagens e as galerias de rua com suas tendas de comércio - de onde derivava grande parte de sua renda”.