4)
“Como escreve Hegel na Fenomenologia: ‘O botão desaparece no florescimento, podendo-se dizer que aquele é rejeitado por este; de modo semelhante, com o aparecimento do fruto, a flor é declarada falsa existência da planta, com o fruto entrando no lugar da flor como a sua verdade. Tais formas não somente se distinguem, mas cada uma delas se dispersa também sob o impulso da outra, porque são reciprocamente incompatíveis. Mas ao mesmo tempo, a sua natureza fluida faz delas momentos da unidade orgânica, na qual não apenas elas não se rejeitam, mas, ao contrário, são necessárias uma para a outra, e essa necessidade igual constitui agora a vida do inteiro.’” (REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. São Paulo: Paulus, 1990. p. 103. v.III.)
No trecho, Hegel apresenta a dialética da realidade de forma imagética. Assinale a alternativa que apresenta uma interpretação possível da educação, segundo tal ideia.
Alternativas:
a)
A educação se realiza plenamente quando toma o aluno naquilo que ele é, percebendo que sua condição material (sustentação da vida) é que dá origem à concepção que tem do mundo e de sua própria vida.
b)
O passado do aluno deve ser considerado na educação; porém, é preciso entender que há mínima interferência dele na ação do educando; o momento sempre novo não tem relação direta com o momento anterior.
c)
Os diferentes momentos da história de um indivíduo são todos trazidos em sua memória – eles são integralmente reproduzidos no fazer cotidiano; isto é que deve ser trabalhado no processo educativo.
d)
A ideia de superação mostra que nenhum projeto educacional tem condições de ser realizado plenamente, já que o objeto (homem) não pode ser tomado em seu todo.
e)
A educação não é algo estático, pois o homem não pode ser entendido de forma fixa e última. Este homem deve aprender a interpretar sua história dentro de seu contexto – mesmo com as mudanças, ele permanece sendo quem é.
Soluções para a tarefa
Resposta:
RESPOSTA CORRETA : LETRA E
Explicação:
A educação não é algo estático, pois o homem não pode ser entendido de forma fixa e última. Este homem deve aprender a interpretar sua história dentro de seu contexto – mesmo com as mudanças, ele permanece sendo quem é.
4) "Como escreve Hegel na Fenomenologia: ‘O botão desaparece no florescimento, podendo-se dizer que aquele é rejeitado por este; de modo semelhante, com o aparecimento do fruto, a flor é declarada falsa existência da planta, com o fruto entrando no lugar da flor como a sua verdade. Tais formas não somente se distinguem, mas cada uma delas se dispersa também sob o impulso da outra, porque são reciprocamente incompatíveis. Mas ao mesmo tempo, a sua natureza fluida faz delas momentos da unidade orgânica, na qual não apenas elas não se rejeitam, mas, ao contrário, são necessárias uma para a outra, e essa necessidade igual constitui agora a vida do inteiro.’" (REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. São Paulo: Paulus, 1990. p. 103. v.III.)
No trecho, Hegel apresenta a dialética da realidade de forma imagética. Assinale a alternativa que apresenta uma interpretação possível da educação, segundo tal ideia.
Alternativas:
a) A educação se realiza plenamente quando toma o aluno naquilo que ele é, percebendo que sua condição material (sustentação da vida) é que dá origem à concepção que tem do mundo e de sua própria vida.
b) O passado do aluno deve ser considerado na educação; porém, é preciso entender que há mínima interferência dele na ação do educando; o momento sempre novo não tem relação direta com o momento anterior.
c) Os diferentes momentos da história de um indivíduo são todos trazidos em sua memória – eles são integralmente reproduzidos no fazer cotidiano; isto é que deve ser trabalhado no processo educativo.
d) A ideia de superação mostra que nenhum projeto educacional tem condições de ser realizado plenamente, já que o objeto (homem) não pode ser tomado em seu todo.
e) A educação não é algo estático, pois o homem não pode ser entendido de forma fixa e última. Este homem deve aprender a interpretar sua história dentro de seu contexto – mesmo com as mudanças, ele permanece sendo quem é.
5) "É evidente que não há valores estéticos a priori, mas que há valores que se revelarão em seguida, na coerência do quadro, na relação entre a vontade de criação e o resultado. Ninguém pode dizer como será a pintura amanhã; só se pode julgar um quadro depois que ele está feito. Que relação tem isso com a moral? Nós estamos na mesma situação criadora" (SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 38).
Tomando a ideia de Sartre no trecho indicado, assinale a alternativa que apresenta o conceito que ele tem do ser humano:
Alternativas:
a) O ser humano se faz com o que aprende a cada dia no familiar; a educação tem papel fundamental neste sentido, pois, para agir ele sempre se baseará em fatos anteriores, para ter certeza do que deve escolher.
b) A ação humana pode sempre ser planejada, como uma obra de arte; porém, enquanto a arte expressa a total liberdade na escolha do pintor, a ação humana em sociedade sempre deve levar em consideração os valores sociais estabelecidos.
c) O homem escolhe seus caminhos de modo a olhar para a realidade como uma obra de arte a ser construída; tem-se um objetivo a ser alcançado e, do mesmo modo como o artista tem seus instrumentos (tintas, pincéis etc.), o homem tem as regras morais sem as quais nenhuma ação é permitida.
d) Todo ser humano é como uma obra de arte que obedece a um ato intencional metafísico; ou seja, o homem apenas poderá ser aquilo que estiver dentro de suas possibilidades, como características essenciais.
e) Do mesmo modo que ocorre com uma obra de arte, que não pode ser pensada antes de existir concretamente, apenas pode ser construída uma ideia de ser humano depois de que ele propriamente exista; uma ação também só pode ser pensada como boa ou não, depois de realizada.
Respostas:
1D, 2B, 3E, 4E, 5E
Bons estudos!