Geografia, perguntado por jessikamartinss210, 5 meses atrás

4- Cite e explique as atividades econômicas e industriais nas 5 regiões do Brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por BecaMarin
2

Centro-Oeste

A região Centro-Oeste, composta por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, é essencialmente agrícola. Professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB) e integrante do Centro de Estudos em Economia, Meio Ambiente e Agricultura (CEEMA), Pedro Conceição afirma que os quatro estados representam os maiores produtores de grãos do Brasil, com as culturas de soja, milho e arroz. Além disso, a produção de algodão também recebe um destaque nacional.

Sudeste

Considerada a região mais forte economicamente - e reunindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo -, o Sudeste se destaca, no agropecuário, pela produção de cana de açúcar e de carne bovina. Integrante do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP) e da Ordem dos Economistas do Brasil, Afonso Arthur Neves Baptista afirma que 50% da cana brasileira é produzida ali. Outras culturas são algodão, amendoim, café, milho, mandioca, arroz, feijão, soja, arroz e laranja. De acordo com Baptista, o rebanho de bovinos é um dos maiores do país, permitindo a instalação de indústrias de leite e frigoríficas, com destaque para Minas Gerais.

Entre os principais ramos industriais está o de construção de aviões, feito pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), e o petrolífero. Segundo o conselheiro da Corecon-SP, o setor de aviação é um dos mais desenvolvidos tecnologicamente e um dos que mais compra e vende produtos para o exterior: "O maior importador é a Embraer e o maior exportador é a Embraer também. Ela importa equipamentos para complementar os aviões", ressalta. Além dos aviões, a região ainda exporta veículos de carga, automóveis de passageiros, máquinas para terra, petróleo bruto e produtos agropecuários, como carne bovina, suína e de frango, café em grão, soja. Também vende para países da América Latina, da Ásia, da Europa e da América Central rações de animais, sucos e minério de ferro.

Sul

Entre os estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, a produção de soja é bastante significativa. Segundo o professor da Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Eugenio Stefanelo, a soja é o produto de maior expressão dentro do setor agrícola da Região Sul. A produção de arroz e trigo também ganha destaque no Rio Grande e no Paraná, respectivamente. Outros fortes da região são a avicultura e a suinocultura, estando Santa Catarina em primeiro lugar na criação de aves, e Paraná em segundo na região. Apesar de não se igualar a produção bovina do Centro-Oeste do país, no qual o Mato Grosso tem um dos maiores rebanhos, a bovinocultura também é significativa. "A pecuária leiteira também é forte nos três estados e está aumentando", afirma Stefanelo. A soja e as carnes são as grandes pautas da exportação, vendidos para países do Mercosul e do Oriente Médio, China e Estados Unidos.

Assim como a região Centro-Oeste, os alimentos também têm representatividade no setor industrial, com o processamento de carnes de frango e suína, soja, trigo e milho. A indústria madeireira não contribui somente para o setor moveleiro, cujo maior parque se encontra em Santa Catarina, mas também com a produção de celulose. "A produção de bebidas também é um forte. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de vinhos do Brasil", acrescenta Stefanelo.

Norte

Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará e Tocantins têm produções muito específicas, segundo o professor de economia e doutor em desenvolvimento da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), José Alberto da Costa Machado. No estado do Amazonas, por exemplo, a indústria de eletroeletrôncos e de veículos de duas rodas tem grande significância em relação às outras regiões do Brasil. "Manaus concentra a vanguarda da produção eletroeletrônica do Brasil, de TV, computadores e aparelhos óticos", afirma Machado. "Uma parcela é exportada, mas grande parte é fornecida para o mercado nacional", acrescenta. O professor explica ainda que a indústria de duas rodas se desenvolveu para substituir as importações e suprir a demanda do mercado interno.

A agropecuária também recebe destaque em alguns estados. Em Rondônia, a produção de soja, milho e de gado abastece o território nacional. Já em Roraima, são produzidos bananas, laranjas e peixe que são destinados ao mercado urbano de Manaus. Machao destaca ainda a indústria moveleira do Acre.

Nordeste

Assim como a região Sudeste, a Nordeste também tem grande representatividade na produção de cana de açúcar. O professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alexandre Rands, afirma que os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte comercializam, tanto para fora quanto para dentro do Brasil, produtos industrializados a base da cana, como açúcar e álcool. A região também exporta soja, saídas da Bahia e do Piauí, em menor expressão.


jessikamartinss210: Escreva sobre os impactos ambientais causados pela industria.??
Perguntas interessantes