Física, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

4) Certa manhã Carlos está na praia e nota a areia está muito quente e a água do mar está muito fria. No mesmo dia, Carlos volta a praia para ver o pôr do Sol no fim da tarde e percebe que a areia da praia está fria e a água do mar está morna. Como podemos explicar esse fato? (Lembre-se de explicar que tipo de calor está envolvido nesse processo, específico ou latente?)​


gustavolourenco2007: O calor específico da água do mar é maior que o calor específico da areia, portanto demora mais para aumentar sua temperatura pela manhã. Porém, no fim da tarde, a areia perde temperatura mais rápido e o mar demora mais para perder a energia térmica que recebeu ao longo do dia.

Soluções para a tarefa

Respondido por ylleunam
7

Resposta:  

Porque o calor específico da água é muito maior que da areia, então durante o início da manhã até o meio-dia depois até umas três horas da tarde, a areia ela consegue adquirir temperatura muito mais rápido porque o fluxo de calor é intenso.

Já a água não, o calor específico dela é maior, então ela vai pegando esse "calorzinho"e vai aumentando a temperatura lentamente, porém quando o sol tá se pondo é o contrário a areia a mesma facilidade que ela tem para adquirir temperatura ela tem para perder, então diminui a temperatura da areia bem "rapidinho" e a água tem para perder essa temperatura também, então ela vai lentamente mudando de temperatura.

Explicação:

Espero ter ajudado, essa é a explicação da professora da Aula Paraná.

7º Ano | Ciências | Aula 10 - Calor e Temperatura - Parte 2.

https://www.youtube.com/watch?v=_dyKPEMuO50&t=1609s

Perguntas interessantes