4)
Cálculo renal e urolitíase são os termos médicos usados para designar as pedras nos rins. Os rins têm como função equilibrar o volume de água no organismo e filtrar algumas das impurezas que circulam na corrente sanguínea, produzindo a urina. Ela fica armazenada na bexiga e, é posteriormente eliminada do corpo. Quando pequenos cristais se aglomeram e formam cálculos, que ficam alojadas nos rins e em outras partes do sistema urinário, o paciente é diagnosticado com cálculo renal.
Após a leitura do texto acima, analise as assertivas a seguir:
I - A radiografia normalmente é muito útil na avaliação dos distúrbios do trato urinário. Às vezes, radiografias podem ajudar a detectar determinados tipos de cálculos renais e monitorar sua posição e crescimento. Alguns tipos de cálculos renais não aparecem em radiografias simples.
II - A ultrassonografia (US) é comumente usada para obter imagens de cálculos no trato urinário, como nos rins, bexiga, escroto e testículos, pênis e uretra. A ultrassonografia também pode ser usada para procurar obstruções nos rins ou bexiga, determinar se a bexiga retém urina depois da micção, determinar o tamanho da glândula prostática (hiperplasia prostática).
III - A tomografia computadorizada (TC) fornece imagens do trato urinário e das estruturas que o rodeiam. A angiografia por TC, uma alternativa menos invasiva do que a angiografia convencional, é útil para avaliar muitas doenças do trato urinário. Algumas vezes, um contraste radiopaco é administrado na veia.
IV - A ressonância magnética (RM), assim como a TC, fornece imagens do trato urinário e das estruturas que o rodeiam. Ao contrário da TC, a RM envolve a exposição à radiação ionizante. A RM pode ser usada para obter imagens do sistema vascular (denominada angiografia por ressonância nuclear magnética).
V - A RM não fornece muitas informações úteis sobre cálculos no trato urinário. Uso de agentes de contraste paramagnéticos (gadolínio) administrados na veia produzem imagens mais nítidas na RM. Contudo, o gadolínio não pode ser usado em pessoas com comprometimento da função renal, porque, pode causar a fibrose nefrogênica.
Após a análise das assertivas, assinale a única alternativa correta:
Alternativas:
a)
Apenas a assertiva I é uma proposição verdadeira.
b)
As assertivas II e IV são proposições verdadeiras.
c)
As assertivas III e V são proposições verdadeiras.
d)
As assertivas I, III e IV são assertivas verdadeiras.
e)
As assertivas II, III e V são assertivas verdadeiras.
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Resposta:As assertivas II, III e V são assertivas verdadeiras.
Explicação:
lawbeatriz68:
Muito obrigada!
Perguntas interessantes
Biologia,
5 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Direito,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás