4)
Analise a tabela abaixo:
Tabela 1: Diagnósticos de Enfermagem mais frequentes com suas características definidoras e fatores relacionados
Diagnósticos de Enfermagem Características definidoras Fator relacionado
Dor Aguda Expressão facial; Alteração na pressão sanguínea Agentes lesivos
Mobilidade física prejudicada Amplitude limitada de movimento; Capacidade limitada para desenvolver habilidades motoras grossas Dor; Perda da integridade de estruturas ósseas; Prejuízos musculoesqueléticos
Déficit no autocuidado com a alimentação Incapacidade de manusear utensílios Dor; Prejuízo musculoesquelético; Prejuízo
Integridade da pele prejudicada Rompimento da pele; Destruição de camadas da pele Circulação prejudicada; Fatores mecânicos; Hipotermia; Imobilização física
Considerando a tabela apresentada e seus conhecimentos sobre diagnóstico de enfermagem, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. As características definidoras são os sinais e sintomas, as evidências que levam o enfermeiro a concluir que o problema existe, já o fator relacionado é a causa do problema, o agente causador, natureza biológica, social, cultural, psicológica, espiritual, ambiental.
PORQUE
II. Estes são componentes estruturais de um diagnóstico de enfermagem, junto com o título, termo que representa um padrão de indicadores relacionados e a definição, que fornece uma descrição clara e precisa do diagnóstico, delineia o seu significado e diferencia-o de todos os outros diagnósticos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
as asserções I e II são proposições falsas.
b)
as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
a asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
5)
Segundo a CIPE, intervenção de enfermagem é uma ação realizada em resposta a um diagnóstico de enfermagem, de modo a originar um resultado de enfermagem. Para a seleção de uma intervenção de enfermagem, deve-se considerar: o resultado esperado, as características do diagnóstico, praticabilidade para realizar a intervenção, aceitação do paciente e habilidade do enfermeiro.
No quadro abaixo, estão alguns exemplos de diagnósticos de enfermagem e possíveis intervenções:
intervenção
Agora, considere o seguinte caso:
Paciente, M.C., 70 anos, apresenta diagnóstico de enfermagem de mobilidade física prejudicada. Sobre este diagnóstico e intervenções de enfermagem, analise as seguintes sentenças:
I- Controlar a ingestão hídrica e realizar a medida da circunferência abdominal diariamente são intervenções de enfermagem essenciais para mobilidade física prejudicada.
II- Promover exercícios físicos passivos para fortalecimento e auxiliar/incentivar no autocuidado são intervenções de enfermagem para mobilidade física prejudicada.
III- Analisar função cardiovascular e risco iminente de arritmia após esforço do paciente é uma intervenção de enfermagem específica para mobilidade física prejudicada.
IV- Controlar a dor através de dispositivos de conforto e manter ambiente seguro são intervenções para mobilidade física prejudicada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
Alternativas:
a)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
c)
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d)
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e)
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
e)
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Alternativa
Explicação:
Perguntas interessantes