ENEM, perguntado por Pedrolucas3981, 1 ano atrás

4. A Igreja reagiu aos textos de Lutero e à onda de questionamentos que se formou após a propagação de suas ideias. Lutero foi excomungado em 1521, e, durante o Concílio de Trento, realizado entre 1545 e 1563, a Igreja romana afirmou: "Por ter Jesus Cristo dado a sua Igreja o poder de conceder indulgências, e tendo a Igreja usado tal poder, concedido por Deus, desde os tempos mais remotos, o sacrossanto Concílio ensina e manda que o uso das indulgências, sumamente proveitoso para o povo cristão, e aprovado pela autoridade dos sagrados concílios, deve ser conservado; e fulmina com anátema aqueles que afirmam que são inúteis ou negam que a Igreja tenha o poder de concedê-las." Explique qual a posição de Lutero sobre as indulgências.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
3

Lutero apresentou uma posição totalmente contrária à cobrança de indulgências pela Igreja Católica. E por isso, como membro interno da instituição, passou a realizar constantes questionamentos e reivindicações diante do que observava de abusivo por parte da Igreja Católica.

Logo, foi diante desse cenário que as reformas protestantes tiveram início, com a ação de membros da igreja, que estavam altamente indignados com tais atitudes.

Perguntas interessantes