4) A escrita criativa é assim denominada em razão do teor plural em que os sentidos são construídos, entre outras características. Entretanto, esta escrita se alicerça além dos padrões gramaticais, ou seja, a licença poética da escrita criativa colabora para a criação de um poema cantado, o que reforça o caráter poético, na perspectiva sonora, da composição. Como exemplo, temos os escritos de Patativa do Assaré. “A terra é um bem comum Que pertence a cada um. Com o seu poder além, Deus fez a grande Natura Mas não passou escritura Da terra para ninguém. Se a terra foi Deus quem fez, Se é obra da criação, Deve cada camponês Ter uma faixa de chão. Quando um agregado solta O seu grito de revolta, Tem razão de reclamar. Não há maior padecer Do que um camponês viver Sem terra pra trabalhar” (Patativa do Assaré, A Terra é Nossa). A composição poética de Patativa do Assaré semiotiza costumes regionais, porque são geograficamente localizados, mas são universais do ponto de vista dos sentidos, pois caracteriza emoções do ser humano em sua essência. Tomando como referência o texto de Patativa do Assaré, em consonância com os estudos que versam sobre a tecnologia no ensino da literatura, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) A terra é vista pelo eu lírico como bem-comum ao homem. ( ) A temática campestre é inviável de ser trabalhada nas aulas de literatura com viés tecnológico. ( ) A terra é vista pelo eu lírico como único lugar de trabalho humano. ( ) As transposições de fala para a escrita, observadas no poema, são latentes na cultura literária regional, o que, no contexto digital, configura-se também por meio de fluxos de palavras que misturam a gramática formal da Língua Portuguesa a uma gramática típica do contexto da internet. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. Selecione uma alternativa: a) V – V – F – F. b) F – F – V – V. c) V – F – V – V. d) V – F – F – V. e) V – V – V – F.
Soluções para a tarefa
Sobre a escrita criativa a sequência correta é: V – F – F – V. Alternativa D está correta.
Compreendendo o trecho
O trecho em destaque, que pertence ao poema "A Terra é Nossa", de Patativa do Assaré indica uma escrita criativa que é capaz de reforçar o caráter poético através de uma temática campestre, afirmando as possibilidades através da terra.
No poema, a terra ganha um aspecto central no texto, sendo vista como um bem-comum, em que o eu-lírico destaca a necessidade de uma "uma faixa de chão" para todos, já que a terra é do homem, mas ao mesmo tempo de ninguém.
Entretanto, apesar de sua importância, o autor não afirma a exclusividade de trabalho apenas pela terra, apenar determina sua importância.
Leia mais sobre interpretação de texto em: https://brainly.com.br/tarefa/20529241
#SPJ1