História, perguntado por carolineinocencia, 11 meses atrás

4) “[...] a carne, o couro, o sebo, a graxa, além de pagaram nas alfândegas do país o duplo dízimo de que nos propuseram aliviar-nos, exigia mais 15% em qualquer dos portos do Império. Imprudentes legisladores nos puseram desde esse momento na linha dos povos estrangeiros, desnacionalizaram a nossa Província e de fato a separaram da Comunidade Brasileira.” Esse texto se refere: a. ao problema dos altos impostos que recaiam sobre produtos do Maranhão e que ocasionaram a Balaiada. b. aos fatores econômicos que motivaram a Revolução Farroupilha, iniciada durante o Período Regencial. c. às implicações econômicas do movimento de independência da Província Cisplatina. d. às dificuldades econômicas do Nordeste, que justificaram a eclosão da Confederação do Equador. e. aos problemas econômicos do Pará, que deram origem à Cabanagem.

Soluções para a tarefa

Respondido por Estudante87799
78

Resposta:

b. aos fatores econômicos que motivaram a Revolução Farroupilha, iniciada durante o Período Regencial.

Respondido por nataliafransantos
1

A cobrança de altos impostos sobre a carne, couro o sebo e a graxa, além de 15% nos portos, levaram “aos fatores econômicos que motivaram a Revolução Farroupilha, iniciada durante o Período Regencial” (alternativa b).

Desvantagem para a carne produzida na província brasileira do Rio Grande do Sul

A Revolução Farroupilha (1835-1845) ocorreu devido ao tratamento desigual dado a charque produzido no Rio Grande do Sul que pagava um imposto de 25% ao chegar ao Rio de Janeiro, enquanto o charque importado o Uruguai pagava o valor de 4%.

Os estancieiros gaúchos tentaram fazer um acordo que não foi aceito pelo Senado, quando então o conflito teve início.

Um longo período de disputas com as tropas do governo

A revolta teve duração de 10 anos e neste período chegou a ser fundada a República Rio-Grandense (1836) e a República Juliana (1839-SC). A partir de 1842 foram estabelecidos acordos com os revoltosos para o fim dos conflitos, com a concessão de algumas de suas reinvindicações e a não punição dos envolvidos.  

O acordo final foi estabelecido no ano de 1845. Este conflito não teve caráter popular, mas a luta de estancieiros que buscavam defender seus interesses econômicos frente ao império.  

Bons estudos!

Aprenda mais sobre os impostos sobre a carne, couro, e a graxa que resultaram na Revolução Farroupilha em:  https://brainly.com.br/tarefa/28591443

Anexos:
Perguntas interessantes