4.1- Neste bimestre estudamos as diversas formas de violência e como ela está
presente na cidade e no campo e como as desigualdades sociais podem ser
vistas como causa e consequência da exclusão de setores da sociedade e como
a pobreza e os movimentos sociais são criminalizados. Para essa pesquisa use
jomais, revistas e sites de notícias sobre os movimentos sociais rurais e urbanos.
Faça um cartaz com notícias sobre estes movimentos procurando colocar
notícias com diferentes pontos de vista sobre esses movimentos.
Alguém pode me ajudar nessa questão
Soluções para a tarefa
Resposta:
também estou querendo saber essa, alguém pra ajudar?
Resposta:
Explicação:
Movimentos de igualdade racial:
Desde a abolição, os negros passaram a se abrigar em guetos e comunidades, sendo marginalizados. O fim da escravidão não havia mudado a mentalidade social que, por muito tempo e ainda hoje, os vê como inferiores.
Com o passar dos anos, diversos movimentos sociais em defesa da igualdade racial foram criados com o objetivo de conquistar direitos.
E mesmo que a situação ainda seja de vulnerabilidade e preconceito, o Brasil avançou na criação de políticas públicas para a população negra, e os movimentos estão aí para garantir que essa luta continue.
Entre essas conquistas está a criação das cotas para negros, que reservam uma certa porcentagem de vagas a pessoas de etnias distintas. Ainda há polêmica em torno das cotas, mas não deixa de representar um grande avanço.
Movimentos de igualdade de gênero
A mulher ainda é vista por muitos como objeto, sendo criticada pela sua forma de vestir e se portar. Inúmeras são vítimas de violência sexual, psicológica, física e ideológica, ferindo gravemente o direito a autonomia pelo próprio corpo.
Apesar do movimento feminista já atuar há algumas décadas, percebe-se que atualmente ele está diferente. Algumas pessoas dizem que o feminismo de hoje é multifacetado, sendo criados diversos grupos com interesses semelhantes, mas cada um defendendo uma pauta específica.
No passado, essa luta se concentrava na conquista pelo direito ao voto, pela igualdade salarial e inserção do mercado de trabalho. Hoje, o movimento agrega outras pautas e ganha espaço não apenas nas ruas, mas principalmente nas redes sociais.
Recentemente, campanhas a favor da legalização do aborto, como forma de conquista pela autonomia do corpo, e contra a cultura do estupro que acomete mulheres de todas as idades se espalham em todo o mundo.
Movimentos Rurais:
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento social camponês que surgiu em 1984, no Brasil.
O objetivo do MST é realizar a reforma agrária, praticar a produção de alimentos ecológicos e melhorar as condições de vida no campo.
A ditadura militar promoveu uma grande concentração de terra nas mãos de latifundiários.
Igualmente, com programas como o Proálcool onde a lavoura de cana de açúcar foi estimulada, milhares de trabalhadores tiveram suas terras transformadas em canaviais.
Com isso, os camponeses se reuniram em 1984 no “1º Encontro Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra”, na cidade de Cascavel, no Paraná. Dali, seria formalizado o MST.
Com a elaboração da Constituição de 1988 ficou declarado que as terras que não cumprissem sua função social deveriam ser desapropriadas (Art. 184 e 186).
Assim, esse movimento envolve a luta política dos camponeses, que não possuem terra e desejam a redistribuição das terras improdutivas do país.
Para tanto, pedem, sobretudo, pela reforma agrária, a soberania popular e a justiça social.