História, perguntado por Gihcastro5865, 8 meses atrás

3Com a notícia da descoberta de minas de metais preciosos no Brasil colonial, ocorreu uma verdadeira corrida pelo ouro. A população na região aumentou gerando toda uma dinâmica pertinente à atividade de exploração aurífera. Essa exploração gerou relações sociais de produção, por conseguinte, definindo uma estrutura social. Baseando-se nesse entendimento, a sociedade da mineração pode ser caracterizada como:
(1 Ponto)
(A) abolicionista, utilizando mão de obra livre.
(B) como igualdade social entre as classes.
(C) escravista e aristocrática.
(D) aristocrática, utilizando mão de obra assalariada vinda de Portugal.

Soluções para a tarefa

Respondido por mandre063
19

Resposta: Letra C

Com a descoberta de ouro no Brasil, os portugueses ficaram muito entusiasmados, milhares de portugueses começaram a fazer as malas, só para pode ir para Minas gerais, Portugal teve que fazer leis restringindo, pois havia o risco de regiões inteiras ficarem abandonadas em Portugal, e para Minas gerais também foram milhares de escravos.

Respondido por EduardoPLopes
15

É correta a alternativa C, já que na exploração do ouro havia o uso intenso de mão de obra escrava, sendo inclusive as minas mais lucrativas distribuídas para os colonos que tivessem o controle do maior número de escravizados.

Era aristocrática pois beneficiava fortemente um pequeno grupo na elite da sociedade em detrimento de todos os demais, havendo profundas desigualdades sociais mesmo entre os homens livres empobrecidos, como pequenos comerciantes e artesãos, e os homens livres que controlavam as regiões de mineração.

Perguntas interessantes