História, perguntado por barbaragv2407, 7 meses atrás


3a - A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem. (NERUDA, Pablo. In: ROMANO, Ruggiero. MECANISMOS DA CONQUISTA COLONIAL. São Paulo, Perspectiva, 1973, p.13)
O autor traduz os mecanismos da conquista colonial como:
a) a superioridade tecnológica do homem branco, a eficácia do ideal missionário e a desestruturação das comunidades indígenas.
b) a violência do homem branco, o obstáculo oferecido pelo projeto de catequização e a degeneração das comunidades indígenas.
c) a superioridade numérica do europeu sobre os indígenas, a proximidade das crenças indígenas com a mensagem católica e a fome que assolava as aldeias indígenas.
d) o domínio da pólvora e utilização do cavalo, a ação do Frei Bartolomeu de Las Casas em prol da escravização indígena e o impacto das doenças.

Não achei a resposta certa me ajudemmmm

Soluções para a tarefa

Respondido por guilhermeborgesgrs
4

Resposta:

A)a superioridade tecnológica do homem branco, a eficácia do ideal missionário e a desestruturação das comunidades indígenas.

Explicação:

Com base em documentos de época "Os Mecanismos da Conquista Colonial" revela com objetividade os massacres dos nativos pela “espada, a cruz e a fome”, o desmoronamento da sua estrutura ancestral, assim como a própria organização dos conquistadores, suas ambições a curto prazo em constante conflito com as leis da metrópole. Ponto de partida ambíguo de uma realidade ainda hoje desequilibrada, a Editora Perspectiva traz aqui uma abordagem fundamental para uma América a ser redescoberta.

Perguntas interessantes