História, perguntado por LulizaNako, 1 ano atrás

37 Sobre a expansão na Africa, na Oceania e na Asia, no final do século passado, são coretas as afirmações abaixo, com exceção de uma:

(A)a necessidade de dominar regiões que pudessem absorver parcelas de capital cujo investimento lucrativo era mais limitado na Europa, onde a economia era cada vez mais dominada pelas empresas monopolistas.

(B)o interesse em subjugar regiões em estágio de desenvolvimento inferior, de forma a estabelecer trocas internacionais que atendesse as diferentes necessidades do polo colonizado e do colonizador.

(C)a necessidade de dominar areas situadas em pontos estratégicos nas principais rotas maritimas, em função do acirramento da concorrencia entre as potências europeias mais desenvolvidas.

(D)o interesse por estas regiões explicava-se também pela necessidade de subjugar áreas que pudessem absorver imigrantes europeus, oriundos, em sua maior parte, das populações rurais.

(E) a necessidade de dominar åreas que pudessem fornecer matérias-primas para as indústrias europeias e força de trabalho a preços mais baixos do que aqueles pagos aos operários europeus.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
4

É incorreto aquilo que é afirmado em B por duas razões, sendo correta a alternativa B.

A ideia de "estágios de desenvolvimento" superiores e inferiores é hoje fortemente questionada pelas Ciências Humanas, sendo consenso que, ao menos o modo como se compreendia a questão no Século XIX, era fortemente baseado em pressupostos racistas, sem base científica.

Além disto, os colonizadores não demonstravam grandes preocupações com os interesses das populações locais, razão pela qual eram frequentemente cruéis com estas pessoas.

Perguntas interessantes