30Pontos
1.A palavra conhecimento pode ter diferentes acepções, conforme o contexto. Na filosofia do conhecimento ou gnosiologia, trabalhamos como diversas questões básicas sobre o que é o conhecimento e os polos desse conhecimento. Assinale a alternativa que representa a perspectiva correta sobre o tema:
a)Os polos do conhecimento são os dois sujeitos - o que conhece e o que será conhecido.
b) Os polos do conhecimento são a verdade que representa o conhecimento real e a mentira que representa uma ilusão do conhecimento.
c) Os polos do conhecimento são as sensações que sentimos ao viver no mundo e a razão que utilizamos para conhecer o mundo.
d) Os polos do conhecimento são o sujeito que conhece e o objeto que será conhecido.
e) Os polos de conhecimento são a aparência que é o conhecimento imediato que temos de um objeto e a essência que representa o conhecimento verdadeiro do objeto.
2.Em sua teoria, Platão vai afirmar que existem duas realidades diametralmente opostas: um "mundo sensível" que corresponde à matéria e que surge e desaparece continuamente, não tendo uma existência permanente; e um outro "mundo inteligível" que corresponde às ideias, que são sempre as mesmas, que está na dimensão do eterno, do imutável, do perfeito. Partindo dessa dualidade platônica e pensando na divisão entre idealismo e realismo, podemos afirmar que:
a) Platão era um realista, pois acreditava que o mundo inteligível era o único verdadeiro.
b) Platão, assim como Aristóteles, era um idealista, pois o conhecimento está na relação entre os dois mundos.
c) Platão era um idealista, pois acreditava que o mundo intelígivel, das ideias, era onde estava o conhecimento.
d) Platão era um realista, pois acreditava que a verdade está no mundo sensível e nas suas transformações permanentes.
e) Platão era um idealista, pois a verdade era imanente as coisas, ao mundo sensível, porém se situava no mundo intelígivel.
Soluções para a tarefa
1. Sobre o que é o conhecimento:
d) Os polos do conhecimento são o sujeito que conhece e o objeto que será conhecido.
Conhecimento é o ato de compreender que se estabelece na relação entre o sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se dá a conhecer.
2. Partindo dessa dualidade platônica e pensando na divisão entre idealismo e realismo, podemos afirmar que:
c) Platão era um idealista, pois acreditava que o mundo inteligível, das ideias, era onde estava o conhecimento.
Platão desenvolveu a teoria das ideias, muito provavelmente a primeira concepção filosófica idealista. Para Platão, os objetos, as coisas, são percebidas pelos nossos sentidos, mas são cópia imperfeitas das ideias puras. A realidade verdadeira está no mundo das ideias e o acesso acontece somente pela razão.
Bons estudos!