30 PONTOS,PRECISO DE AJUDA!
Qual as razões que nem todos os países aderiram à União Europeia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na União Européia existem instituições supranacionais que são responsáveis por tomar decisões que ultrapassam os limites territoriais, essas são incumbidas de decidir acerca de assuntos de ordem econômica, social, ambiental e militar.
A União Européia busca hegemonia mundial, isso fica caracterizado a partir da posição de destaque do PIB diante do cenário internacional, provando que o bloco atingiu sucesso na integração. Um fator muito importante propiciado pela eficácia da União Européia, devido à prosperidade inibe o surgimento de conflitos. A inserção de países da ex-União Soviética reforça o fato de que o bloco tem muito a crescer, e o mais importante é que o bloco poderá acabar com a distinção entre Europa Ocidental e Oriental.
União Européia versus Estados Unidos: o crescimento do bloco europeu coloca em risco a hegemonia americana, pois a UE promoveu uma expansão comercial com todo o mundo, além do mais a moeda que circula no bloco superou o dólar, esses foram motivos para que os EUA perdessem parte de sua hegemonia.
Alguns países como a Dinamarca e Reino Unido não aderiram ao Euro (moeda que circula na União Européia), pois não querem abrir mão de suas moedas, além disso, esses países não acreditam que a moeda não se sustente assim por muito tempo, outro motivo que desagrada às pessoas é em relação às exigências do tratado que determina corte em gastos sociais, diminuição de funcionários públicos, ampliação do tempo de serviço, aumento da idade mínima para se aposentar e a perda de vários direitos trabalhistas conquistados.