Português, perguntado por 0MarcoLopes0, 6 meses atrás

(30 PONTOS) No final do século XVIII, no norte do Egito, foi descoberta a Pedra de Roseta, que continha um texto escrito em egípcio antigo, uma versão desse texto chamada “demótico”, é o mesmo texto escrito em grego. Até então, a antiga escrita egípcia não estava decifrada. O inglês Thomas Young estudou o objeto e fez algumas descobertas como, por exemplo, a direção em que a leitura deveria ser feita. Mais tarde, o francês Jean-Francois Champollion voltou a estudá-la e conseguiu decifrar a antiga escrita egípcia a partir do grego, provando que, na verdade, o grego era a língua original do texto e que o egípcio era uma tradução. Com base na leitura dos textos conclui-se, sobre as línguas, que:

A) cada língua é única e intraduzível.

B) elementos de uma língua são preservados, ainda que não haja mais falantes dessa língua.

C) a língua escrita de determinado grupo desaparece quando a sociedade que a produzia é extinta.

D) o egípcio antigo e o grego apresentam a mesma estrutura gramatical, assim como as línguas indígenas brasileiras e o português do Brasil.

E) o egípcio e o grego apresentavam letras e palavras similares, o que possibilitou a comparação linguística, o mesmo que aconteceu com as línguas indígenas brasileiras e o português do Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por maviklustosaabc03
11

Resposta:

alternativa correta é a letra B

Utilizando traduções dos textos, o segundo texto revela como foi possível decifrar a antiga escrita egípcia mesmo não havendo mais falantes dessa língua. Ao passo que o primeiro texto, afirma ser “difícil aceitar” que não haja marcas, no português do Brasil, de línguas indígenas ou africanas que antes aqui se falaram. Conclui-se que os elementos de uma língua são preservados, ainda que não haja mais falantes

Respondido por AmigosVerdadeiros
2

A alternativa certa é a ☞ B)

Explicação:

Os elementos de uma determinada língua são preservados, ainda que não haja mais falentes dessa língua.

Mesmo que não tenha nenhum falante que fala uma determinada língua, aquela língua vai ser preservada para sempre.

Anexos:
Perguntas interessantes