30. Os deuses disseram entre si depois de criar o homem: “O que os homens comerão, oh deuses? Vamos já todos buscar o alimento.” Enquanto isso, as formigas vermelhas estavam colhendo e carregando os grãos de milho que traziam de dentro do Tonacatepetl (Montanha do Sustento). O deus Quetzalcoatl encontrou as formigas e lhes disse: “Digam-me, onde vocês colheram os grãos de milho?”. Muitas vezes lhes perguntou, mas as formigas não quiseram responder. Algum tempo depois, as formigas disseram a Quetzalcoatl: “Lá.” E apontaram o lugar. Quetzalcoatl se transformou em formiga negra e as acompanhou. Desse modo, Quetzalcoatl acompanhou as formigas vermelhas até o depósito, arranjou o milho e em seguida o levou a Tamoanchan (moradia dos deuses e onde o homem havia sido criado). Ali os deuses o mastiga ram e o puseram na nossa boca para nos robustecer. (Apud Eduardo Natalino dos Santos. Cidades pré-hispânicas do México e da América Central, 2004.) O texto asteca a) promove a divulgação das qualidades nutricionais do milho para o fortalecimento dos guerreiros mesoamericanos. b) oferece uma explicação mítica para a importância do milho na base da alimentação dos povos mesoamericanos. c) demonstra sustentação histórica e claro desenvolvimento de pensamento lógico e racional. d) procura justificar o fato de apenas os governantes dos povos mesoamericanos poderem exercer atividades agrícolas. e) revela a influência das fábulas europeias na construção do imaginário dos povos mesoamericanos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação: b) oferece uma explicação mítica para a importância do milho na base da alimentação dos povos mesoamericanos.
O texto asteca oferece uma explicação mítica para a importância do milho na base da alimentação dos povos mesoamericanos. Alternativa B.
Os astecas eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses, e isso os faziam desenvolver mitos e explicações sobrenaturais para fenômenos de seu cotidiano.
O mito em estudo tem, portanto, um caráter lúdico, pois sabemos que os astecas foram exímios agricultores e que plantavam e colhiam diversas vezes ao ano, garantindo os suprimentos necessários para aquela população e enriquecendo grandiosamente.
Astecas, Incas e Maias, são alguns dos povos pré-colombianos mais importantes, tendo desenvolvido tecnologias e construído monumentos e cidades gigantescas, cuja importância histórica é vastamente aceita.
Fique por dentro do assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/8444296
Bons estudos!