3. (Unifesp) 0 DNA e o RNA que ingerimos em nossa alimentação são digeridos no mesmo local e sob ação da mesma secreção que promove, também, a digestão dos lipídios. Portanto, é CORRETO afirmar que: a) a digestão que ocorre na boca quebra grandes moléculas de DNA e RNA em cadeias polipeptídicas menores, que posteriormente sofrerão a ação dos ácidos presentes no estômago. b) o local da digestão do DNA e RNA é o intestino delgado, mais propriamente o duodeno; a secreção que atua nessa digestão possui pH alcalino e não é produzida no duodeno. c) o produto final da digestão dos lipídios são ácidos graxos e glicerol, ao passo que, no caso de DNA e RNA, o resultado da digestão são peptídeos de cadeia curta. d) DNA e RNA, sendo compostos levemente ácidos, são digeridos mediante a ação de enzimas que atuam em meio fortemente ácido, ao passo que os lipídios são emulsificados não por ácidos, mas por sais presentes nessas enzimas. e) os produtos da digestão dos lipídios são absorvidos no intestino delgado e utilizados pelo corpo, enquanto os produtos da digestão de DNA e RNA são eliminados nas fezes, por não serem passíveis de uso.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
40
Olá!
A digestão dos ácidos nucleicos, como o DNA e RNA, ocorre no intestino delgado, mais especificamente no duodeno.
Dessa forma, este processo é possível por conta da presença do suco pancreático, secreção de pH básico (por conta da presença de bicarbonato de sódio), contendo, particularmente, diversas enzimas nucleases, responsáveis pela quebra do material genético em partes menores, que poderão ser aproveitadas pelo organismo.
Resposta B) o local da digestão do DNA e RNA é o intestino delgado, mais propriamente o duodeno, a secreção que atua nessa digestão possui pH alcalino e não é produzida no duodeno.
Perguntas interessantes