3 — (UNIFAP/Adaptada) O sabão é um sal obtido através da reação de um ácido graxo com uma base, normalmente hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio. A estrutura química abaixo representa um sabão. Para explicar as propriedades de limpeza do sabão, sua estrutura é dividida em duas partes (1 e 2), conforme mostrado na estrutura representativa:
Soluções para a tarefa
Resposta: 3-a) Parte 1: porção hidrofábica
Parte 2: porção hidrofílica
b) A porção que interage com as gorduras é a parte 1, pois ambas são apolares. E a porção que interage com a água é a parte 2, pois ambas são polares.
c) O sabão possui uma função emulsificante que une a água e gorduras e também remove mecanicamente a sujeira e micro-organismos. Isso quer dizer que ele é capaz de unir moléculas que normalmente não ficariam unidas, agindo como ponte para que elas sejam carregadas pela água.
Explicação:
3 - a) Parte 1 - Parte apolar ou parte hidrofóbica
Parte 2 - Parte apolar ou parte hidrofílica
b) A parte apolar é hidrofólica, ou seja, não interage bem com a água, por tanto, essa parte do sabão interage com as gorduras. A sua parte apolar já interage bem com a água por serem hidrofílicas, ou seja, possuem contato com a água dos meios interno e externo. A gordura encontra-se na parte interna e a água na parte externa, o que faz a gordura ser levada pela água.
c) O sabão é uma mistura de gordura, água e álcalis ou sal básico.
Ele permite que o envelope viral seja dissolvido, de forma que as proteínas e o RNA deslizem e o vírus morra.
Espero ter ajudado!