Química, perguntado por est7r, 10 meses atrás

3 — (UNIFAP/Adaptada) O sabão é um sal obtido através da reação de um ácido graxo com uma base, normalmente hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio. A estrutura química abaixo representa um sabão. Para explicar as propriedades de limpeza do sabão, sua estrutura é dividida em duas partes (1 e 2), conforme mostrado na estrutura representativa:

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Napaulafius
750

Resposta: 3-a) Parte 1: porção hidrofábica

Parte 2: porção hidrofílica

b) A porção que interage com as gorduras é a parte 1, pois ambas são apolares. E a porção que interage com a água é a parte 2, pois ambas são polares.

c) O sabão possui uma função emulsificante que une a água e gorduras e também remove mecanicamente a sujeira e micro-organismos. Isso quer dizer que ele é capaz de unir moléculas que normalmente não ficariam unidas, agindo como ponte para que elas sejam carregadas pela água.

Explicação:


ra4539497: alguém fez a N°1?
EmillyMayra: a número 1 é : O sabão possui em sua estrutura uma parte polar(cabeça) que interage com a água e uma parte apolar (cauda) que interage com a gordura.
lf5508023: obrigado
Napaulafius: De nada sz
mikis55: obrigada
Respondido por thaispaulinafernande
219

3 - a) Parte 1 - Parte apolar ou parte hidrofóbica  

Parte 2 - Parte apolar ou parte hidrofílica

b) A parte apolar é hidrofólica, ou seja, não interage bem com a água, por tanto, essa parte do sabão interage com as gorduras. A sua parte apolar já interage bem com a água por serem hidrofílicas, ou seja, possuem contato com a água dos meios interno e externo. A gordura encontra-se na parte interna e a água na parte externa, o que faz a gordura ser levada pela água.

c) O sabão é uma mistura de gordura, água e álcalis ou sal básico.

Ele permite que o envelope viral seja dissolvido, de forma que as proteínas e o RNA deslizem e o vírus morra.

Espero ter ajudado!


isaiandra321: Amigo a)parte 2 "Polar"
daniel2000arauj: vlw mano ajudo dms
Perguntas interessantes