Geografia, perguntado por kgabrielsantos6808, 1 ano atrás

3. (UFMG) Leia estes textos: TEXTO 2 A moça do tempo anunciou na emissora de TV: “Ao norte do Brasil, haverá chuva intensa e muito calor no período”. A região norte do Brasil é composta pelos estados de Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins. Só que ao apontar a vasta região amazônica, ela se enganou de preposição. Não é “ao norte”, e sim “no norte” do país que desabaria a procela. São diferentes. Não só formalmente. Revista ünguo Portuguesa, ano 5, n. 54, abr. 2010, p. 19. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2011. A precisão no uso dos termos é fundamental para definir com clareza o que se quer expressar. Nos textos 1 e 2, o emprego da preposição, seguida, ou não, de artigo e o uso de diferentes preposições remetem a sentidos diferentes nos contextos em que ocorrem. Explicite o efeito de sentido resultante do uso de: a) De do no texto 1. b) No/ao no texto 2.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por carlamst
203
Olá

letra a) Se falarmos cadeira de balanço, temos um objeto único ao qual fazemos referência; a cadeira em si é feita para balançar, a cadeira é de balançar. Se falarmos cadeira do balanço, temos ideia de posse, a cadeira é do balanço, sendo o balanço um objeto diferente, a estrutura na qual se fixa a cadeira para que ela balance.

letra b) Quando falamos "ao norte" de alguma região, nos referimos à localidade que se encontra na parte norte (na parte "acima") dessa determinada região. Em oposição, se falamos "no norte" de alguma região, esse norte está compreendido na área própria dessa determinada região.

Boa tarde! :)
Perguntas interessantes