3. (Ufgd 2022) Ao regressar de Minas, D. Pedro I tentou entrar no Rio como nas festas anteriores, que referendavam sua soberania. Contudo, as tropas não enfileiraram, não houve parada militar, o imperador não se pôde alinhar com seu povo em armas. No decorrer de março, os tumultos estendiam-se da noite para o dia, espalhando o medo pela cidade e a impressãoO texto demonstra instabilidades que antecederam à abdicação de D. Pedro I ao trono, em 1831. Ao longo do Primeiro Reinado, incluem-se como principais motivos do desgaste político do imperador:
Soluções para a tarefa
Os principais motivos do desgaste do político de Dom Pedro I foram a exploração das atividades econômicas da burguesia e elites, e o autoritarismo de seu governo.
Crise no Governo de Dom Pedro I
Durante o governo de Dom Pedro I, ficou marcado o seu teor autoritário em respeito às insatisfações da burguesia e das elites. Havia essa insatisfação pelo fato da Coroa ainda tratar o Brasil como colônia e retirar todo os lucros através de altas cargas tributárias.
O que agravou a instabilidade de seu governo, foi a volta de Dom João para Portugal durante uma crise política, a guerra de independência da Cisplatina, o que agravou ainda mais a crise econômica do país.
A saída de Dom João VI desestabilizou a situação do governo de Dom Pedro I, pois levou consigo, todo o capital que havia no Banco do Brasil, levando-o à falência.
Com a volta do antigo imperador brasileiro, havia grandes chances do Brasil ser recolonizado e perder o status de Reino, o que intensificou as revoltas das elites e da burguesia, reivindicando a separação do Brasil à Portugal.
Saiba mais sobre "Desgaste Político do Imperador" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/17690733
#SPJ1