3- (UEL-PR) Com a nova divisão da sociedade, qualquer cidadão poderia participar das decisões do poder. Apenas os escravos e os metecos (estrangeiros) não participavam das decisões políticas, pois não tinham direito de cidadania.Ao texto pode-se associar: * 3 pontos a)Drácon e a expansão colonial em direção ao Mediterrâneo. b)Sólon e a militarização da política espartana. c)Psístrato e a helenização da Península Balcânica. d)Clístenes e a democracia escravista ateniense
Soluções para a tarefa
Resposta:d clirtenese a democracia escranita antenisse
Explicação. A participação política aberta a todos os cidadãos atenienses se iniciou com Clístenes. Entretanto, esta participação não era tão ampla devido à restrição da participação de escravos e estrangeiros.:
A sociedade ateniense
No caso, mulheres, estrangeiros e escravos estavam fora do sistema e não participavam das decisões públicas. Embora o conceito de democracia esteja diretamente relacionado ao conceito de cidadania, poucas pessoas desfrutam dessa condição.
Portanto a opção correta é a letra d: "clirtenese a democracia escranita antenisse"
A participação política aberta a todos os cidadãos de Atenas começou com Cristini. O princípio básico do sistema político democrático estabelecido por Christianis era que "todos os cidadãos têm direitos iguais perante a lei". A democracia ateniense era, portanto, elitismo, patriarcado e escravidão, porque apenas alguns poucos senhores de escravos homens podiam exercê-la.
Leia mais sobre a sociedade ateniense: https://brainly.com.br/tarefa/5387143