Filosofia, perguntado por eunicemartinharegis, 6 meses atrás

3)Texto base:
Sócrates nunca escreveu. O que sabemos de seus pensamentos encontra-se nas obras de seus vários discípulos, e Platão foi o mais importante deles.

Considere as afirmações analisando se são (V) verdadeiras ou (F) falsas. Sobre as características do período socrático podemos dizer que:

( ) Apresenta a confiança no homem como um ser racional, capaz de conhecer-se a si mesmo e, portanto, capaz de reflexão. Reflexão é a volta que o pensamento faz sobre si mesmo para conhecer-se; é a consciência conhecendo-se a si mesma como capacidade para conhecer as coisas, alcançando o conceito ou a essência delas.

( ) Busca compreender a capacidade de conhecimento do homem, a preocupação se volta para estabelecer procedimentos que nos assegurem que a verdade foi encontrada, isto é, o pensamento deve oferecer a si mesmo caminhos próprios, critérios próprios e meios próprios para saber o que é o verdadeiro e como alcançá-lo em tudo o que investigamos.

( ) Considera a opinião, as percepções e imagens sensoriais como falsas, mentirosas, mutáveis, inconsistentes, contraditórias, devendo ser abandonadas para que o pensamento siga seu caminho próprio no conhecimento verdadeiro.

Escolha a alternativa que contém a resposta correta, respectivamente:

Alternativas:

a)
V – V – V.

b)
F – F – V.

c)
V – F – F.

d)
F – V – F.

e)
V – V – F.

Soluções para a tarefa

Respondido por Talita0315
3

Alternativa correta:

a) V - V - V

Explicação:

I é verdadeira, de modo que Sócrates não se considerava como um portador da verdade, mas como alguém que, por meio do diálogo, poderia ajudar o seu interlocutor a encontrar a verdade dentro de si mesmo, algo que todos são capazes de fazer.

II é verdadeira, de modo a se afastar do mito e da opinião (doxa), criando um modelo mais sólido de conhecimento (a ideia).

III é verdadeira, pois estas coisas são transmitidas pela tradição sem o devido exercício crítico, de modo que as absorvemos como se verdades fossem, e, por conta disto, muitas vezes terrivelmente nos enganamos.

Perguntas interessantes