3) Sobre a Coluna Prestes, responda. a) O que foi? b) Qual era a sua tática de luta? c) Quais suas propostas? d) É possível afirmar que o tenentismo contribuiu para a crise da Primeira República?
Soluções para a tarefa
Explicação:
a) A Coluna Prestes foi um movimento que surgiu a partir do tenentismo. Militares brasileiros rebelaram-se e iniciaram uma marcha pelo interior do país entre 1925 e 1927.
b) Uma tática adotada por Prestes durante a marcha da Coluna foi a de evitar conflitos abertos contra as forças, principalmente quando essas forças eram muito superiores. Uma das ideias centrais da Coluna era mobilizar a população local à medida que eles avançassem pelo território nacional.
c) A Coluna Prestes defendia, dentre outras coisas, a reforma educacional (acesso ao ensino público e primário), a reforma social (abolir a desigualdade social), a reforma política (democracia e voto secreto), a liberdade dos meios de comunicação e o fim da exploração dos coronéis, bem como o sistema de "voto de cabresto" (voto aberto).
d) Sim. Ela contribuiu para a crise.
O tenentismo foi um movimento organizado por militares de baixa patente. Eles pediam o fim das Oligarquias e da Politica do Café com Leite (alternância de presidentes entre mineiros e paulistas). Eles visavam tomar o poder e instaurar um novo governo. Posteriormente o tenentismo se uniu a outro movimento a Coluna Prestes. O movimento foi a principal revolta da República Velha.
Porém o que determinou seu fim foi o Golpe (ou Revolução) de 1930. Havia acabado o governo paulista e conforme a Politica do Café-com-leite, deveria ser eleito um presidente mineiro. Porém os paulistas indicaram um candidato: Julio Prestes. Em reação os mineiros, paraibanos e gauchos indicaram Getulio Vargas. Porém com a eleição de Prestes, o grupo adversário não aceita e dá um golpe colocando Getulio no poder e assim finalizando a República velha e iniciando a Era Vargas.