História, perguntado por juliamochi, 11 meses atrás

3) Sobre a Coluna Prestes, responda. a) O que foi? b) Qual era a sua tática de luta? c) Quais suas propostas? d) É possível afirmar que o tenentismo contribuiu para a crise da Primeira República?

Soluções para a tarefa

Respondido por isabellatinti9
436

Resposta:a)

A Coluna Prestes foi um movimento político-militar brasileiro ocorrido entre 1924 e 1927 ligado ao tenentismo.

b)

Uma tática adotada por Prestes durante a marcha da Coluna foi a de evitar conflitos abertos contra as forças, principalmente quando essas forças eram muito superiores. Com isso, em fevereiro de 1927, os membros da Coluna Prestes depuseram suas armas e exilaram-se na Bolívia.

c)

A Coluna Prestes defendia, dentre outras coisas, a reforma educacional, reforma social, a reforma política, a liberdade dos meios de comunicação e o fim da exploração dos coronéis, bem como o sistema de "voto de cabresto".

d)

Sim, o tenentismo foi um movimento organizado por militares de baixa patente. Eles pediam o fim das Oligarquias e da Politica do Café com Leite (alternância de presidentes entre mineiros e paulistas). Eles visavam tomar o poder e instaurar um novo governo. Posteriormente o tenentismo se uniu a outro movimento a Coluna Prestes. O movimento foi a principal revolta da República Velha.   Porém o que determinou seu fim foi o Golpe (ou Revolução) de 1930. Havia acabado o governo paulista e conforme a Politica do Café-com-leite, deveria ser eleito um presidente mineiro. Porém os paulistas indicaram um candidato: Julio Prestes. Em reação os mineiros, paraibanos e gaúchos indicaram Getúlio Vargas. Porém com a eleição de Prestes, o grupo adversário não aceita e dá um golpe colocando Getúlio no poder e assim finalizando a República velha e iniciando a Era Vargas.


juliamochi: obg
nicolyferro27: tem como diminuir a D não?
Usuário anônimo: muito obrigado
kamillyleticia21: a C ta erradaaaaaaaaaaaaaaa
raianeopereira: A C) não está errada
Respondido por Peoplepobre
65

A) A Coluna Prestes (ou Coluna Miguel Costa-Prestes) foi um movimento político-militar brasileiro ocorrido entre 1924 e 1927 ligado ao tenentismo. O principal motivo para a criação do movimento foi a insatisfação com o governo de Artur Bernardes e o regime oligárquico característico da República Velha. Suas reivindicações foram a exigência do voto secreto, a defesa do ensino público e a obrigatoriedade do ensino secundário para toda a população, além de acabar com a miséria e a injustiça social no Brasil. Em seus dois anos e meio de duração, a Coluna composta de 1500 homens percorreu cerca de 25 mil quilômetros através de treze Estados do Brasil. Apesar da marcha militar, algumas características de um movimento popular são identificadas uma vez que a maioria de seus soldados eram principalmente trabalhadores do campo, analfabetos e semianalfabetos. Cerca de 50 mulheres participaram da marcha.

B) Uma tática adotada por Luís Carlos Prestes durante a marcha da Coluna foi a de evitar conflitos abertos contra as forças, principalmente quando essas forças eram muito superiores. Com isso, em fevereiro de 1927, os membros da Coluna Prestes depuseram suas armas e exilaram-se na Bolívia.

C) A Coluna Prestes defendia, dentre outras coisas, a reforma educacional, reforma social, a reforma política, a liberdade dos meios de comunicação e o fim da exploração dos coronéis, bem como o sistema de "voto de cabresto".

D) Sim, o surgimento do tenentismo contribuiu para o desgaste do regime político da Primeira República na década de 1920.

Espero ter ajudado! ;)


carlosdaniel32179: Vlw mano me ajudou muito nessa quarentena não ta facil
Peoplepobre: dnd ksks
Perguntas interessantes